logo  
 

Um pouquinho de história
Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que tipo de software é o Adobe Macromedia Flash 8, assim você saberá o que é possível fazer com ele. Hoje em dia, a Adobe anuncia o Flash como uma ferramenta de autoria muito flexível, com a qual é possível se criar desde aplicações interativas a conteúdo para dispositivos móveis, como celulares e PDAs.

O Flash vem sofrendo uma evolução muito grande ao longo da sua existência. Ele começou como um software de animação, com o qual era possível desenhar e animar elementos, no estilo dos softwares de criação de gifs animados. Uma das vantagens do Flash na época de sua criação era a facilidade de introdução de scripts (seqüências de códigos que executam alguma tarefa) simples que eram disparados por eventos (clicar do mouse, carregar de uma página, etc.) e aumentavam a interatividade nas homepages.

Dessa forma, em um único software, era possível desenhar, animar e inserir interatividade, fazendo com que, por exemplo, uma animação começasse a tocar somente quando o usuário clica sobre ela com o mouse. Foi assim que o Flash ganhou o mercado de webdesign e de criação de animações. À medida em que o Flash foi se tornando mais famoso, pois era muito mais fácil de usar do que outros softwares, foram criadas outras ferramentas de trabalho, no que se convencionou chamar Família Flash, que foi primeiramente composta pelo Dreamweaver (criação de páginas HTML) e Fireworks (criação de elementos gráficos e edição de imagens), além do próprio Flash.

Programa Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.