logo  
 

Símbolos e Instâncias (cont.)
Se você precisar editar um símbolo, pode fazê-lo diretamente na biblioteca, dando duplo-clique sobre o símbolo. Nesse caso, se abrirá uma janela de edição que parece uma nova janela do próprio Flash, mas que contém somente o(s) elemento(s) do símbolo. Atente-se ao fato de que as alterações feitas no símbolo serão aplicadas a todas as suas instâncias! Por isso, é sempre mais interessante realizar alterações nas instâncias e não nos símbolos.

No painel de Propriedades (Properties), as instâncias podem ser batizadas, ou seja, podem receber nomes específicos que são chamados de nome de instância (instance name) . Esses nomes servem para serem utilizados no código de programação, para se referir àquela instância específica, pois como todas elas são cópias de um mesmo símbolo, se a lógica fosse utilizar o nome do símbolo, as instâncias não poderiam ser tratadas de forma independente.

Símbolos, instâncias e nome de instância

Em linguagem de programação, muitas vezes utilizamos o termo 'instanciar' para definir a ação de dar nome a uma instância. Uma das vantagens em se instanciar as cópias dos símboloas é poder controlá-los de forma independente. Por exemplo, em uma animação de chuva, podemos criar um símbolo que seja uma gota caindo e arrastar várias instâncias desse símbolo para o palco, de maneira a dar a ilusão de chuva. Para aumentar o realismo da animação podemos instanciar as cópias dos pingos de quatro formas diferentes: pingo1, pingo2, pingo3 e pingo4.

Dessa maneira, cada tipo de pingo teria uma velocidade diferente. Assim os pingos não cairiam na mesma velocidade e a animação pareceria bem mais real! Além disso, pelo fato de estarmos utilizando somente um símbolo o tamanho do arquivo seria bem reduzido.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.