logo  
 
Demonstração
DemonstraĆ§Ć£o
animada

Interface e Conceitos Básicos do Flash 8
Durante o desenvolvimento de uma aplicação em Flash, você cria objetos no Palco (Stage), usando as ferramentas da Caixa de Ferramentas (Tools) e dos Painéis (Panels). Também é possível importar objetos criados em outros softwares, tais como PhotoShop, PaintShop, Corel PhotoPaint, ou ainda imagens gif e jpeg, áudio mp3 e vídeos mov, avi, mp4 e flv que você encontra na web.

O Flash trabalha com o conceito de linha de tempo (timeline), que é uma seqüência de quadros (frames) a serem mostrados em determinado tempo. A taxa de exibição dos filmes criados no Flash tem, por padrão, 12 quadros por segundo (qps), mas pode ser alterada. Em uma taxa de 12 qps necessitamos desenhar 120 quadros para ter 10 segundos de filme!

Porém, em 10 segundos de filme, é possível que tenhamos poucas alterações entre as imagens dos quadros. Assim, não é necessário criar 120 quadros com 5 imagens diferentes: você pode 'alongar' um quadro, fazendo com que, por exemplo a primeira imagem seja mostrada por 30 quadros, a segunda por 50 quadros, a terceira por 20 quadros e a quarta por 20 quadros.

Um quadro-chave pode ter vários quadros

Estes quadros 'alongados' são chamados de quadros-chave (keyframes), pois eles são os quadros realmente importantes em uma animação e o número de quadros-chave vai indicar o número de imagens diferentes que um filme tem. Se um filme tiver somente um quadro-chave, isso pode querer dizer que ele tem somente uma imagem a ser mostrada e, assim, mesmo que aquele único quadro-chave seja alongado por 240 quadros, o resultado será uma imagem estática e não uma animação.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.