logo  
 

Barra de Ferramentas e Painéis (cont.)
O Flash oferece uma série de painéis que servem para funções diversas de desenho e de programação. Esses painéis encontram-se no comando Janela (Window) da barra de comandos. Um dos painéis mais utilizado é o painel Propriedades & Filters & Parameters (Properties & Filtros & Parâmetros). Quando você seleciona um elemento no palco do Flash e clica nesse painel, poderá editar suas propriedades. No caso do elemento ser uma caixa de texto, por exemplo, você poderá especificar tipo, cor, tamanho, estilo, dentre outras propriedades da fonte utilizada naquela caixa de texto.

Outro painel muito importante e bastante utilizado no Flash é o painel de Ações (Actions). É através dele que inserimos rotinas de programação nos filmes Flash, o que vai trazer interatividade para as animações. Porém, somente alguns tipos de elementos, tais como os botões e clipes de filmes, que podem receber ações. Ao selecionar um desses elementos e abrir o painel de ações será possível inserir scripts que vão disparar determinadas ações quando eventos ocorrerem. Com o intuito de auxiliar aqueles que não têm experiência em programação, o Flash oferece um recurso de assitência na elaboração desses scripts, o Assistente de Cógido (Script Assist). Como esse assistente você pode montar uma rotina de script sem precisar conhecer profundamente a ActionScript!

Painéis do Flash 8
Painel
Funcionalidades
Actions
(Ações)
Inserir código ActionScript no filme
Ajuda
(Help)
Ajuda do Flash 8, dicionário de referência da ActionScript e diversos tutoriais
Propriedades
(Properties)
Edição e definição de diversas propriedades, dependendo da ferramenta selecionada
Filtros
(Filters)
Aplicação de filtros (sombra, p.ex.) a textos, clipes de filme e botões
Parâmetros
(Parameters)
Edição e definição de parâmetros de determinados elementos
Componentes
(Components)
Objetos pré-formatados para uso
Alinhamento
(Align)
Alinhamento dos elementos no palco
Informações
(Info)
Informações do elemento, como as coordenadas x e y
Transformar
(Transform)
Transformações na largura, altura, inclinação e rotação do elemento
Inspetor de Componentes (Component Inspector)
Painel que verifica a configuração das propriedades dos componentes
Biblioteca
(Library)
Armazenamento dos símbolos, objetos e elementos importados
Bibliotecas Comuns
(Commom Libraries)
Botões, classes e interações de aprendizagem pré-formatadas para uso
Tela de Trabalho
(Workspace Layout)
Definição e configuração da tela de trabalho, ou seja, a distribuição de ferramentas e painéis na interface

 

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.