logo  
 

Carga cognitiva
Chamamos de carga cognitiva ao esforço mental que uma pessoa tem que fazer para entender alguma coisa. Quando navegamos em uma homepage na Internet, temos que fazer algum tipo de esforço para entender o sistema de design da página, suas regras de navegação, seu esquema de cores, dentre outros tantos elementos. Quando navegamos por lazer, nem sempre nos damos conta desse esforço porque, digamos, nosso cérebro está livre para dispensar muita carga mental nessa atividade, já que não estamos nos concentrando em mais nada além disso.

Carga Cognitiva

Porém, no caso das aplicações educacionais, a coisa muda de figura. Quando um estudante está navegando em uma página de um curso online, ele está focado no conteúdo do curso, nas tarefas que devem ser realizadas, nos exercícios a serem resolvidos, etc. Como ele está aprendendo algo naquela homepage, muita carga cognitiva já está sendo utilizada no processo de aprendizagem em si. Dessa forma, se ele ainda precisar utilizar alguma carga mental no esforço de entender o desenho instrucional da página, essa carga mental estará sendo retirada da capacidade cognitiva que ele deveria estar colocando na aprendizagem do conteúdo em si. Por isso, os designers instrucionais se preocupam muito com a diminuição da carga cognitiva das aplicações educacionais.

Existem diversas 'regras' a serem seguidas para a diminuição da carga cognitiva dos materiais educacionais, mas o bom-senso é normalmente a melhor delas. Se na primeira página, o botão de avançar está na direita e no final da página, procure mantê-lo por lá nas demais páginas. O ideal é que todos os elementos estejam sempre no mesmo local da tela, de maneira que o estudante não precise pensar muito ou perder tempo procurando por botões, sobretudo aqueles que realizam tarefas básicas (avançar, voltar, recomeçar, refazer, sair, etc.).

Alguma noção da simbologia das cores também pode ajudar bastante! Utilize sempre as mesmas cores para títulos, texto, links e outros elementos. As cores podem ajudar a estabelecer esquemas para seu material educacional. Conteúdos mais difíceis podem ser destacados com vermelho, enquanto os intermediários estão em laranja e os mais fáceis em amarelo. Dessa forma, o aluno consegue receber uma informação sobre o conteúdo sem a necessidade de lê-lo, mas apenas visualizando-o.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.