logo  
 

Animações quadro-a-quadro
Uma animação nada mais é do que uma seqüência de quadros-chave que, ao passarem rapidamente num determinado tempo, dão a idéia de movimento. É preciso que a gente entenda isso na hora de fazer qualquer animação no Flash, pois o software vai reproduzir exatamente essa realidade. Assim, em cada quadro-chave, devemos ter uma nova imagem, um pouco modificada em relação à anterior, o que vai gerar o movimento. O conjunto desses quadros, distribuídos horizontalmente vão compor a linha de tempo do filme.

Assim, uma animação nada mais é do que uma seqüência de quadros que, passados num determinado tempo, dão a ilusão de movimento. Para criar uma animação básica, conhecida como animação quadro-a-quadro, basta que se insiram imagens em quadros seqüenciais de uma mesma camada. Cada quadro tem que ter uma variação mínima em relação ao quadro anterior, pois se não houver nenhuma variação, vai parecer que a imagem está parada.

Animação quadro-a-quadro

A vantangem do Flash é que existem recursos para facilitar o desenvolvimento de algumas animações, chamados de interpolação. A interpolação permite que a gente crie o primeiro e o último quadro do filme, enquanto o Flash faz o resto, criando todos os outros quadros da seqüência com apenas alguns cliques. Existem dois tipos de interpolação, a de movimento e a de forma.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.