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Alfabetização Visual e Projeto Instrucional
Alfabetização visual é o letramento visual, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de explorar recursos visuais, por parte do desenvolvedor de materiais educacionais, e que vai desde a escolha correta do tipo de fonte, do tamanho, da cor do texto, até a escolha de imagens, animações, áudio e vídeo pertinentes ao conteúdo e ao material educacional.

Alguns tipo de fontes são melhor visualizados na tela do que outros, como é o caso da fonte Verdana (a utilizada neste texto), que é considerada como a melhor fonte para a web. Em geral, as fontes sem serifa têm boa resolução na tela e as fontes serifadas devem ser evitadas. Serifa é o acabamento 'rebuscado' de algumas fontes, como os tracinhos da Times New Roman e da Georgia, em contraste com a 'limpeza' de acabamento ou arredondamento de fontes como a Verdana, a Helvetica, a Arial, a Geneva e a Tahoma, todas indicadas para a leitura na tela.

Contudo, a utilização de outras fontes em títulos, manchetes, logotipos ou textos de destaque pode ser um ótimo recurso. Existem diversos sites para download de fontes, muitos deles gratuitos, com fontes que podem auxiliar a 'criar um clima' específico para o material educacional:

               

Ainda em relação ao tipo de fontes, ou à escrita do texto, é importante se evitar fontes que apresentem todas as letras em maiúsculas, pois ela podem dificultar a leitura. Além disso, a etiqueta define que escrever sentenças com TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS sempre pra representar que você está gritando com alguém!

Outros recursos importantes e que devem ser sabiamente explorados pelo desenvolvedor de material educacional são os ícones, símbolos e elementos gráficos representativos. Porém, tome cuidado na definição iconográfica de seu material, pois nem sempre uma imagem que representa algo pra você vai necessariamente representar o mesmo para seus alunos.

Para você, o que representam, no ambiente web, os ícones abaixo?

Ícones

Nessa hora também é importante certificar-se do público-alvo e das possíveis diferenças culturais que seus alunos possam apresentar. Se o estudante tiver que 'rebolar' para entender o sistema de ícones de seu material, ele estará demanando carga cognitiva para isso. Elementos como página inicial (ícone de uma casinha), voltar (seta para esquerda), avançar (seta para a direita), sair ou fechar (xis), ajuda (interrogação, bóia), dentre outros já têm ícones definidos e nem sempre é interessante alterar essa disposição, pois os estudantes que estão acostumados a utilizar a Internet buscarão por essa referência em seu material.

Em relação a 'convenções' da web, é interessante destacar o fato de que o sublinhado já está associado aos links e, por isso, deve ser evitado no destaque textual. Negrito e itálico podem servir para esse propósito, além da adoção de esquemas de cores.

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