logo  
 
Demonstração
Demonstração
animada

Criação de botões personalizados
Assim como acontece com outros tipos de símbolos, os botões também podem ser criados no Flash. Para isso usa-se o comando Inserir (Insert) > Novo símbolo (New Symbol). No ambiente de edição do seu botão, haverá três 'estados' do botão:

  • Para cima: que mostra a aparência padrão do botão, sem estar clicado;
  • Sobre: que mostra a aparência do botão quando o mouse passa por cima dele;
  • Para baixo: que mostra a aparência do botão ao se manter clicado;
  • Área: que define a área clicável do botão (setinha --> mãozinha).

Os botões são muito importantes em uma animação, pois com eles você pode oferecer um controle maior de seu filme para o estudante. Por exemplo, com um botão, o usuário pode controlar quando rodar determinado filme ou som, parar e iniciar eventos, entre outras ações. No caso dos materiais educacionais, é muito importante que o aluno tenha controle sobre o material, podendo parar e continuar, assistir animações, simulações, áudios e vídeos várias vezes, etc.

Um tipo de botão muito importante para aplicações Flash é o que convencionou-se chamar de botão invisível (ou transparente). Para criá-lo, basta deixar vazios os quadros dos estados para cima, sobre e para baixo e definir somente a área clicável do botão. Com isso, temos um botão que pode ser colocado em cima de algum elemento sem tapá-lo. Esse tipo de botão é muito utilizado dentro de clipes de filme, para atribuir-lhes a possibilidade de serem clicáveis.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.