Saltar navegação

Reflexão da luz

Reflexão da luz

Refllexão da luz - conceitos

Reflexão da luz - É um fenômeno óptico no qual um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem. Em função desse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos.

É possível esquematizar a reflexão de um raio de luz, ao atingir uma superfície polida, da seguinte forma:

 reflexão da luz

 

Fonte da imagem: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Reflexaodaluz/reflexao.php

 Onde:

AB = raio de luz incidente

BC = raio de luz refletido

N = reta normal à superfície no ponto B

T = reta tangente à superfície no ponto B

i = ângulo de incidência, formado entre o raio incidente e a reta normal.

r = ângulo refletido, formado entre o raio refletido e a reta normal.

 Dependendo do objeto, a luz que é refletida chega com maior ou menor intensidade, pois ela pode ser mais ou menos absorvida. Os objetos de superfície clara apresentam uma maior reflexão da luz, enquanto os de superfície escura têm maior absorção. A reflexão da luz incidente sobre uma superfície, envolve:

 Reta normal - Quando a luz é refletida, mede-se o ângulo de incidência (i), e o ângulo de reflexão (r), como o desvio dos feixes em relação a uma reta perpendicular (N) ao espelho

 Incidência e reflexão 

Fonte da imagem:

https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/reflexao.jpg

 Ângulo de incidência - É uma medida de desvio de um ângulo formado entre o feixe de luz que incide sobre o objeto e a normal; a normal é um segmento que forma com a superfície com um ângulo de 90º, por exemplo: na abordagem de um raio de uma superfície; o ângulo no qual a asa ou cauda horizontal de um avião é instalado na fuselagem, medido em relação ao eixo da fuselagem.

 Em ótica geométrica, o ângulo de incidência é o ângulo entre um raio incidente sobre uma superfície e a linha perpendicular à superfície no ponto de incidência, a chamada normal normal. O raio pode ser formado por qualquer onda: óptica, acústica, micro-onda, raio X e assim por diante. Na figura, a linha vermelha representa um raio que faz um ângulo θ com a normal (linha pontilhada). O ângulo de incidência com que a luz é primeiro totalmente refletida internamente é conhecido como ângulo crítico. Ângulo de reflexão e ângulo de refração são outros ângulos relacionados com feixes.

 ângulo de incidência 

Fonte da imagem:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/30/Angle_of_incidence.svg/330px-Angle_of_incidence.svg.png

 Ângulo de reflexão - O ângulo de reflexão é o respectivo ângulo (a partir da reta N) no qual um feixe de luz provém de uma face espelhada. Sendo assim, r é sempre diferente de 90°.

 Os fenômenos em que acontecem reflexão, obedecem a duas leis fundamentais que são:

 Leis da reflexão

1 - A primeira lei da reflexão diz que o raio incidente, o raio refletido e a reta Normal são coplanares, ou seja, coexistem no mesmo plano geométrico;

 2 - o ângulo refletido é igual ao ângulo de incidência. De forma análoga, a figura seguinte representa as duas leis:

 Incidência e reflexão

Fonte da imagem: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/lei-reflexao.jpg