Skip navigation

Curiosidades e fatos históricos

Os primórdios do magnetismo

Tales de MiletoOs primeiros estudos realizados nessa área foram feitos no século VI a.C. por Tales de Mileto na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia. Ele observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.

Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos sentidos nos materiais ditos ímãs ou nos materiais ditos ferromagnéticos.

O ferromagnetismo é encontrado em ligas binárias e ternárias de ferro, níquel, cobalto com outros elementos, alguns compostos de metais de terras raras, e alguns minerais de ocorrência natural, tais como magnetita.

magnetita

Magnetita

O que é um imã ou iman?

Obs.: ímã é a ortografia brasileira e em Português europeu se escreve íman

Um imã é um corpo que pode atrair pedaço de ferro ou aço. Os gregos antigos conheciam um pouco mais sobre o magnetismo que sobre a eletricidade. Uma de suas histórias conta que um pastor chamado Magnes, caminhando nos seus campos, observou que, em certo lugar, a ponta de ferro de seu cajado era atraída por alguma coisa no chão. Cavando nesse lugar, Magnes descobriu uma pedra negra que atraía fortemente o ferro. A pedra era constituída por uma espécie de minério de ferro que chamamos magnetita ou pedra-imã.

Os imãs também são denominados magnetes, nome este que provém de magnésia, um distrito na Grécia antiga, onde o minério foi encontrado. O poeta Homero narrou que os gregos magnetizavam anéis de ferro esfregando-os com pedras-imã e que as bruxas usavam esses anéis para amedrontar as pessoas. Uma história árabe conta que uma montanha de magnetita atraía e arrancava os pregos do casco de navios que passavam nas proximidades, afundando-os.

Uma história e informações mais detalhadas sobre o imã pode ser encontrada no  link abaixo

De onde Vem O Iman Ou Imã ? Você sabe de onde vem o imã aquela espécime de pedra magnética !!!