Esta página descreve como definir qual será a entrada para a sua tarefa de codificação. Você aprenderá o que pode usar como fonte para a entrada e como ajustar o vídeo de entrada.
A entrada para uma tarefa é uma fonte de mídia que será codificada em mídia streaming pelo Helix Producer. Qualquer fonte que você deseja usar se tornará a entrada para a tarefa. O diagrama a seguir mostra três diferentes tarefas, cada uma com diferentes tipos de fontes para a entrada.
This section discusses the different types of sources you can use for an input, shows you how to add an input to a job, and shows you how to use video filters to adjust the input's video.
Existem dois tipos de fontes de mídia que você pode usar para criar mídia streaming com o Helix Producer. Você pode usar arquivos ou um dispositivo de captura de audio/video.
This section is an introduction to these sources that you can use when you set up an encoding job with Helix Producer.
Arquivos de fonte são arquivos de mídia pré-existentes que são compatíveis com o Helix Producer e podem ser codificados em RealMedia. Esses arquivos são geralmente criados com outras ferramentas geradoras de mídia.
Para adicionar um arquivo como a entrada: |
Clique para ver como adicionar uma arquivo com entrada no Helix Producer
Você pode usar uma variedade de arquivos de mídia como fontes para a entrada. As listas a seguir são baseadas no software que você tem instalado no seu computador.
Os segguintes formatos de arquivos podem ser usados como fontes em qualquer plataforma suportada pelo Helix Producer. Nenhum outro software precisa ser instalado para usar esses formatos.
Os formatos de arquivo a seguir podem ser usados como fontes apenas no sistema operacional Windows. No mínimo, você precisar ter DirectX 6 instalado. Alguns formatos requerem que o DirectX 8 esteja instalado. Para a última versão do DirectX, vá para www.microsoft.com ou use o link oferecido em www.realnetworks.com.
Outra fonte que você pode usar para a entrada é audio e/ou video ao vivo. Para enviar audio e video diretamente ao seu computador, você precisará do seguinte:
Para adicionar um dispositvo de audio como entrada: |
Clique para ver como adicionar um dispositivo de áudio com entrada
Para adicionar um dispositivo de video como a entrada: |
Clique para ver como adicionar um dispositivo de vídeo com entrada
Nota: Cada dispositivo de captura de video terá uma única maneira de modificar como o video é capturado. O restante deste procedimento irá explicar algumas configurações comuns. Consulte o manual do seu dispositivo para mais informações. |
Uma vez que uma entrad é adicionada à tarefa, o Helix Producer lhe oferece uma variedade de filtros para aumentar a qualidade do video que vem da sua fonte. Você pode cortar o video de entrada para um tamanho mais adequado para a sua conexão, e você pode aplicar vários filtros no video de entrada. O restante dessa seção descreve esses métodos.
Obs.: Opção não disponível na versão Basic do Helix Producer
O recurso de corte (cropping) do Helix Producer permite a você gravar qualquer porção de uma imagem de video. Quando você corta (crop) video, você reduz a quantidade de dados que precisam ser codificadas, removendo também áreas da imagem indesejáveis.
Sua entrada precisa conter video para usar o corte, e o menor tamanho que você pode cortar da imagem é 32 x 32.
Para cortar uma imagem de video de entrada: |
Linhas amarelas aparecem na seção preview do diálogo Video Filters.
Nota: A parte da região de video que essas linhas amarelas demarcam é a parte do video que será codificado. |
O filtro Black Level Correction é usado para ajustar o brilho da entrada, efetivamente tornando as áreas escuras aparecerem mais escuras. Este filtro é útil se o vídeo aparece branqueado, sem muita saturação.
Para ativar o filtro Black Level Correction: |
Clique e veja a ativação do filtro Black Level Correction passo-a-passo
O filtro Deinterlace remove "objetos" que podem estar presentes na codificação de vídeo no formato NTSC ou PAL. Estes objetos são linhas horizontais vistas ao redor de um objeto em movimento.
A maioria dos filmes são filmados a 24 frames por segundo (fps). Quando um filme é convertido em vídeo NTSC a 30 fps, campos são duplicados alternadamente e compartilhados. O processo de conversão filme-para-video é chamado telecining. O filtro Inverse Telecine remove campos redundantes adicionados durante o processo de telecine, melhorando a qualidade dos frames codificados.
O filtro Inverse Telecine é usado somente na condificação de vídeo de entrada com uma taxa de frames de 30 fps.
Para ativar os filtros Deinterlace e Inverse Telecine: |
Clique aqui para ver como ativar os filtros Deinterlace e Inverse Telecine
Os ruídos (noise) de video aparecem como estática em sua entrada de video. Este ruído pode aparecer no video por uma variedade de razões: placas de captura ruins, câmeras ou armazenamento. O filtro de ruído remove o ruído do video de entrada antes da codificação.
É recomendado que você não use o filtro de ruído de video a menos que seu video tenha alguma distorção ou estática. Usando esse filtro (especialmente a opção High) irá degradar a qualidade de video não distorcido.
Para ajustar o filtro Video Noise Reduction: |
Clique e veja como ativar o filtro Video Noise Reduction
©2002 RealNetworks, Inc. For more information, visit RealNetworks |