K-12 e os requisitos específicos para sala de aula
Guia para Selecionar e Testar um Sistema de Videoconferência
A implementação bem sucedida de videoconferência em um prédio escolar é determinada pela seleção cuidadosa de um sistema. As questões técnicas quanto ao uso da videoconferência na sala de aula ou no prédio da escola não é nenhum assunto menor e tratá-las de um modo sistemático alivia a frustração mais tarde. Um plano de seleção e implementação de um sistema de videoconferência bem desenvolvido na escola é um esforço de equipe. A equipe deveria consistir em professores, administradores, pessoal de nível técnico de sistemas e construção (muitas escolas têm uma única pessoa responsável por esses dois papéis).
Professores – identificar as metas de ensino e definir como a videoconferência será usada em sua prática de ensino
Administradores - definir como a videoconferência será usada para atividades de no prédio e assegurar que as políticas da escola e os regulamentos apropriados sejam seguidos (por exemplo captura de vídeo de crianças ou distribuição de tal vídeo)
Administrador de Rede em Nível de Construção - estar familiarizado com a rede local inclusive com os computadores possíveis e futuros, instalação elétrica, e conexões de telecomunicações, espaço na sala e qualquer assunto técnico em relação ao terminal
Administrador de Rede em Nível de Sistema - estar familiarizado com componentes de rede de área largos que habilitam a videoconferência dentro e fora da rede do sistema da escola (Firewall, NAT, configurações WAN, etc.)
Não existe nenhuma prescrição para fazer a videoconferência funcionar em qualquer situação. Os recursos de tecnologia variam em toda sala de aula, prédio e sistema da escola. Então, o que nós podemos fazer é fornecer um guia específico para salas de aula que o ajudará a tomar decisões. Esta seção enfoca especificamente as necessidades de professores na sala de aula e administradores em nível de construção. Outras seções do Livro de Receitas fornecem mais detalhes e orientação para a implementação genérica de videoconferência.
A essa altura você deveria ter claro o que você quer que a videoconferência faça para você. Se você está apenas começando a investigar como a videoconferência pode ser eficazmente usada para apoiar o ensino avançado e a aprendizagem prática, veja alguns estudos de caso: Usos da Videoconferência, Estudo de Casos.
O preço dos sistemas de videoconferência varia diretamente de acordo com a capacidade e habilidades. Que necessidade a videoconferência está satisfazendo? Nós podemos dividir as necessidades tipicamente em três categorias 1) instrutivas, 2) administrativas, e 3) colaborativas.
Necessidades instrutivas: ensino em sala de aula, videoconferência com localizações distante visando a aprendizagem do aluno, visitas "virtuais" a outros ambientes de aprendizagem, comunidades de aprendizagem, orientação, serviços distantes para os surdos e os que têm dificuldades para ouvir ou estudantes que se comunicam com outras pessoas (por exemplo, estudantes, professores, cientistas).
Necessidades administrativas: a faculdade que se comunica com professores estudantes, administradores capazes de programar observações ao vivo de professores para realimentação e apoio, organização de ensino à distância para administradores ou professores, comunicação entre prédios da escola ou sistemas da escola.
Necessidades colaborativas: a faculdade que colabora com outra faculdade, ambas localmente e remotamente, para discutir tópicos como fontes de materiais educacionais, conferências profissionais, seleção de equipamento e depuração. Isto pode ser feito com um sistema de videoconferência para sala de aula, mas também pode ser feito de forma mais barata e mais ubiqüitariamente com um sistema desktop em cada escrivaninha do participante na faculdade.
Perguntas para orientação:
A localização do seu sistema de videoconferência é definida pelas necessidades dos usuários (isto é, professores e/ou administradores). A localização determinará a tecnologia de telecomunicações e o computador relacionado disponível ou necessário para aquele espaço.
Questões para orientação:
Para referência detalhada adicional neste assunto, veja a seção de Livro de Receitas principal, Related Topics (Tópicos relacionados).
Suas necessidades instrutivas ou administrativas definem este passo crítico - escolher o sistema. A seção Tips for Selecting and Tuning your PC (dicas para selecionar e afinar o seu PC) contém mais detalhe e informações técnicos sobre sistemas para suportar sua escolha. Aqui nós adicionamos algumas perguntas e informações específicas para K-12 e outros ambientes de ensino.
Questões para orientação:
Vantagens:
Desvantagens:
- Tipicamente fica com um computador por localização
- Tipicamente não tão poderosa (isto é, taxa de frame mais baixa ou vídeo de qualidade mais baixa) quanto os sistemas que incluem tudo
- Normalmente precisa de computador mais poderoso para executar um codec só para software
- Pode ser difícil de usar com um de projetor separado ou dispositivo de exibição.
Questões a serem tratadas:
- Que tecnologia para computador está disponível?
- Suportará os requisitos de software e hardware?
- É acessível para instalação e flexível para ajuste para acomodar necessidades de visão?
- Que tecnologia de projeção está disponível?
- A iluminação apropriada está disponível?
- Que capacidade de telecomunicações está disponível (por exemplo Ethernet, ISDN, Cabo, DSL)?
Vantagens:
Desvantagens:
Questões a serem tratadas:
Para referência detalhada adicional sobre este assunto, veja a seção principal do Livro de Receitas, Requisitos Básicos para uma Videoconferência Bem-sucedida.
Uma vez você definiu a necessidade, a localização e talvez até escolheu um sistema você deve tratar também os assuntos técnicos. Claro, é sempre melhor ter resolvido e planejado os assuntos técnicos ANTES DE selecionar um sistema, mas há vezes em que não é possível. A seção principal do Livro de Receitas Aspectos relativos à rede deveria ser revisada por seus administradores do sistema de rede e do prédio para ter uma compreensão do que envolve a implementação e suporte de uma solução de videoconferência. Por exemplo, a grande maioria das escolas K-12 tem firewalls presentes em seu sistema de rede da escola e lidar com eles será provavelmente um tópico principal para sua discussão (o Firewall deve ser configurado de modo que permita que a videoconferência possa acontecer). Discutir estes assuntos com sua equipe de planejamento e os administradores de rede de antemão melhorará suas chances de implementar prosperamente uma solução efetiva.
Antes de você adquirir sua solução final, tire tempo para analisar a escolha certa do fornecedor. Por exemplo, o fornecedor ajudará você a planejar e tomar decisões? Eles lhe fornecerão uma demonstração, apoio técnico, garantia, e versões aperfeiçoadas? Estes e outros assuntos são detalhados na seção principal do Livro de receitas Relações Básicas.
Após você adquirir a solução para sua escola, aconselha-se fazer uma série completa de testes com alguns outros sites. Este ajudará você definir quaisquer problemas ou pontos fracos possíveis que você pode ainda ter no sistema e dá a você uma oportunidade para se familiarizar com todas as características do sistema e como afinar alguns deles (se o sistema fornecer isto). Para referência detalhada adicional neste, veja a seção principal do Livro de receitas Testando Seu Sistema e Conexão.
Lembre-se que
você precisará fazer uma série de testes semelhantes
(embora não tão extensos) como preparação para
cada conexão. Os sites diferentes terão tipos diferentes de
soluções de videoconferência e capacidades de rede diferentes
e você deveria examinar a qualidade das sessões com cada site
bem antes da sessão principal.