Componentes avançados e administração


Uma Explicação Completa Do Diretório H.350 da ViDeNet

Como descrito na seção Serviços de Diretório para Videoconferência, a personalização de software (middleware) se refere a serviços que estão situados entre aplicativos de software e a rede. E o H.350 permite que você procure e encontre endereço de vídeo ou VoIP de um usuário da mesma forma que você acharia um endereço de e-mail ou número telefone hoje. Por serem padronizadas, as listagens de diretório de H.350 funcionarão com equipamento de múltiplos fornecedores. Um benefício adicional de padronização é que buscas no 'Diretório dos Diretórios ' ou metadiretório são possíveis, resultando no potencial para um diretório global de videoconferência diretório. Finalmente, o H.350 suporta 'clicável ' discar onde for apropriado.
As figuras abaixo ilustrarão algumas buscas como exemplo. O diretório que está sendo usado é o servidor de diretório protótipo H.350 que opera independentemente desenvolvido para ilustrar como o H.350 funciona e está disponível na página http://www.vide.net/ (Digite My ViDeNet). Por favor observe que algumas informações foram apagadas para manter a privacidade.

A figura 1. Iniciando uma busca de Pessoa

Na Figura 1, nós começamos a procura por uma pessoa pondo seu nome, ou parte de seu nome, na caixa de busca.

Figura 2. Resultados da busca de Pessoa

A figura 2 mostra os resultados de procura. Jill é associada com três dispositivos: um nomeado 'My Desktop'', um nomeado ' Unidade da sala AB do 7th do andar', e um terminal indefinido (que significa que Jill submeteu um pedido para um novo terminal mas ele não foi emitido no diretório ainda). Selecionando (clicando) 'My Desktop'' serão fornecidas informações sobre como discar para o desktop da Jill.

A figura 3. Discando Informações

Na Figura 3, nós encontramos o GDS da Jill discando a série, seu número de IP e outras informações úteis como endereço de e-mail e número de IP. Para aprender mais sobre o proprietário deste terminal, clique nas informações do “Proprietário”.

Figura 4. Informações sobre o Proprietário

Na Figura 4, nós descobrimos informações sobre o proprietário que são obtidas do diretório pessoal interno da ViDeNet. (Lembre-se que isto é um site de demonstração e todas as informações são registradas/digitadas pela própria pessoa, então nós não temos certeza de sua autenticidade).

Figura 5. Uma busca pela área da Instituição

Neste próximo exemplo, nós selecionamos a Área do Assunto da lista e então procuramos pelo UAB. Vamos achar todo mundo da UAB que tem uma entrada/um verbete neste diretório.

Figura 6. Resultados da busca por Instituição

Os resultados desta procura são mostrados na Figura 6 e nós ficamos sabendo que três pessoas da UAB e uma conferência associadas com a UAB estão listadas.

Quando o H.350 for implementado em localizações numerosas, uma abordagem do 'Diretório dos Diretórios ' (DoD) poderá ser feita para procurar diretórios múltiplos de uma única vez. Neste próximo exemplo, nós estamos usando um protótipo DoD que procura vários diretórios que estão em conformidade com o H.350. Um destes está na Northwestern University (Universidade do Noroeste). Larry Amiot não tem nenhuma entrada/registro/verbete no diretório da ViDeNet usado nos exemplos acima; seu empreendimento e diretórios de H.350 específicos estão hospedados na Universidade do Noroeste.

Figura 7. Um empreendimento, um diretório em conformidade com o H.350 na Northwestern University

Deste modo, quando nós clicarmos no nome do Larry as informações apresentadas estão sendo diretamente extraídas do servidor de LDAP do campus da Universidade do Noroeste. Você pode ver que entrada pessoal do Larry tem alguns atributos em comum e outros não atribui com o exemplo de entrada pessoal anterior.

Figura 8. Busca resultante do Diretório dos Diretórios na pesquisa por pessoa.