ViDe // www.ViDe.net
Livro de receitas de Videoconferência
Version 4.0 Rascunho
Video Development Initiative      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anterior Próximo Imprimir Conteúdo Glossário Realimentação Pesquisa

Colaboradores


Colaboradores: Versão 4.0

Christos Aposkitis
Gerente de Aplicações de Rede
Greek Research and Technology Network (GRNET)
apochr@grnet.gr

Christos Aposkitis está gerenciando o desenvolvimento de aplicativos Grid e multimídia para o GRNET. Ele trabalhou para muitos projetos de videoconferência e teleteaching desde 1997, financiados pelo Education, Research and Development and Economy Ministries. Nesse período, ele também começou seu pequeno negócio especializado em videoconferência, o que o colocou em contato com os maiores revendedores de videoconferência do mundo. Ele possui MSc em Engenharia da Computação pela National Technical University de Atenas. Ele está bastante envolvido em ajudar usuários finais a conhecer e usar corretamente tecnologias colaborativas multimídia, especialmente no setor de educação na Grécia.

Sean Brennan
Georgia Institute of Technology
Especialista em Suporte de Sistemas, Tecnologias da Sala de Aula
Acadêmico e Pesquisador de Tecnologias
Escritório de Tecnologia de Informação

Mark Bryan
mbryan@onenet.net
Engenheiro Auxiliar de Vídeo
OneNet, Oklahoma's Telecommunications Network

Brian Corrie
New Media Innovation Centre
Cientista Pesquisador
Diretor, Immersive Media Lab
brian.corrie@newmic.com

Brian Corrie é Cientista Pesquisador e Diretor do Immersive Media Lab no Novo Centro de Inovações em Mídia (NewMIC) em Vancouver, B.C., Canadá. Os interesses de pesquisa do Brian são ambientes colaborativos, computação gráfica, visualização científica, ambientes virtuais e rede de computadores. Nos últimos dez anos, Brian esteve envolvido no estabelecimento de três ambientes virtuais incluindo o Laboratório de Ambiente Virtual na Australian National University (ANU) em Camberra, na Austrália, o Centro Tecnológico de Ambientes Virtuais na National Research Council of Canada's Integrated Manufacturing Technologies Institute em London, Ontário, e o Immersive Media Lab no Novo Centro de Inovações em Mídia. Ele foi o líder do projeto Collaborative VE na ANU, o técnico líder no VETC, e atualmente é o pesquisador líder do programa de pesquisa Immersive and Collaborative Environments no NewMIC.

Benjamin Deaton
Instructional Technology
Learning and Performance Support Laboratory
University of Georgia

Ben é um candidato a Ph.D no Departamento de Tecnologia Educacional, conduzindo pesquisas no Learning & Performance Support Laboratory. Antes disso, ele ganhou um BS (Bacharel em Ciências) em Ciência da Computação e Matemática e um MS em Ciência da Computação. Seus projetos atuais incluem o Virtual Solar System, o Virtual Gorilla e o Video Case Tools. (Veja http://lpsl.coe.uga.edu)

Bob Dixon
(Robert S. Dixon, Ph D, PE)
Engenheiro Chefe de Pesquisa
Ohio State University, Office of the CIO
and
Ohio Academic Resources Network (OARNet)
Bob_Dixon@osu.edu

Stacey Donahue
Merit Network, Inc.

O primeiro encontro de Stacey Donahue com a videoconferência foi em um passeio futurístico em uma exibição da AT&T no World's Fair in New York City em 1966 (veja a Introdução do Livro de Receitas). Ele não imaginou que 30 anos depois estaria perdida em cabos, protocolos e questões de usabilidade usando esses dispositivos para conectando campuses para educação à distância ou para facilitar reuniões multiponto para pesquisadores e cientistas. Nesses mais de 30 anos, Stacey foi professora, gerente de tecnologia e treinadora e consultora IT. Ela é especialmente interessada na integração efetiva de ferramentas colaborativas em áreas de trabalho, assim como questões a cerca de usabilidade e design de interfaces para coisas que encontramos nos nossos dias.

Steve Egyhazi
Engenheiro - Vídeo
Digital Media Network Services
University Information Technology Services
Indiana University
segyhazi@indiana.edu

Antes de ingressar na Digital Media Network Services, Steve trabalhou em uma série de cargos na produção de televisão: produtor, câmera, pós-produção e foi aluno à distância de direção de estúdio. Como engenheiro líder de videoconferência com DMNS, Steve supervisiona as operações em andamento e o posicionamento de elementos associados com a rede H.323 da Indiana University, incluindo terminais, gatekeepers, diretórios e MCUs, assim como a sala de conferências e a integração tecnológica da sala de aula vc.

Jill Gemmill
Assistente da Direção, Acadêmica de Computação
Escritório doVice Presidente de Tecnologia Informativa
University of Alabama at Birmingham

Jill serve como uma interface entre a infraestrutura de tecnologia informativa da Universidade e os requerimentos de pesquisa e ensino IT da Universidade. Trabalhando como co-investigadora de concessões, IT ombudsperson ou assistindo um membro da universidade a promover novas tecnologias para Internet, Jill e seu departamento também avaliam o impacto de novas tecnologias na infraestrutura existente e novos serviços IT experimentais. Sua pesquisa recebeu fundos da National Science Foundation, National Institutes of Health, National Library of Medicine, Southeastern Universities' Research Association, e do UAB Health Services Foundation. Os interesses atuais da Jill incluem o uso de um sinal único na autenticação de arquiteturas, autorização transparente, videoconferência segura, performance de aplicações end-to-end, rede de computadores e o desenvolvimento de ferramentas de colaboração melhores para a organização virtual. Jill é membro da ViDe e presidiu a ViDe e planejou a ViDe para o Workshop anual de Vídeo Digital da ViDe. Ela também gosta de andar de canoa com sua colega de trabalho Mary Trauner nos pântanos do sul da Georgia.

Tyler Johnson
University of North Carolina at Chapel Hill
Diretor, CAVNER Center for Advanced Video Network Engineering and Research
Engenheiro de Sistemas de Telecomunicações, Redes e Grupos de Comunicação
trjohns1@email.unc.edu

Tyler Miller Johnson é um analista de sistemas de telecomunicações na University of North Carolina em Chapel Hill. Sua formação é em Engenharia Elétrica e da Computação, com ênfase em transporte de rede de dados streaming em tempo real, principalmente áudio e vídeo. Tyler é um membro fundador do ViDe e é o arquiteto da ViDeNet, o desenvolvidor geral de vídeo e voz pela rede IP. Ele participou do Internet2 Commons, de aplicações QoS, grupos de trabalho de Voz através de IP e Vídeo Middleware e foi o editor do padrão ITU-T série H.350.

Cathy King
Gerente de Projetos
Rural Advanced Community of Learners (RACOL)
University of Alberta
kingc@netera.ca

Cathy King é, atualmente, a gerente de projetos do projeto Rural Advanced Community of Learners (RACOL) (http://www.racol.ualberta.ca) e conselheira nas questões de gerenciamento de grandes projetos da instituição. Ela também é membro do Project Management Institute (PMI), uma associação profissional de gerentes de projetos de todo o mundo. Ela é a gerente regional do Netera Alliance (http://www.netera.ca), onde ela é responsável por gerenciar vários projetos, equipes, iniciativas técnicas e de rede de comunicação e programas de comunicação para membros do Netera na Northern Alberta. As experiências profissionais de Cathy incluem gerenciamento de projetos, oradora, coordenadora de eventos, pesquisadora e analista de mercado, treinadora e colaboradora de pesquisadores e educadores na University of Alberta e outras funções em instituições de segundo grau nas áreas de Educação à Distância, Alta Performance em Computação, Visualização, Streaming de Vídeo e Tecnologia Baseada em Colaboração. A formação acadêmica de Cathy inclue graduação em Criminologia na University of Alberta e mestrado em Gerenciamento de Projetos na University of Lethbridge. Seus atuais interesses de pesquisa são:
- O design e desenvolvimento de ferramentas de treinamento para facilitar o uso de tecnologias em ambientes colaborativos.
- Fatores críticos para o sucesso na otimização da usabiliadade de ambientes de aprendizagem síncronos.
- A documentação e o desenvolvimento de tutoriais para vídeo streamings em sala de aula.
- O uso da tecnologia e multimídia nas artes.
- A organização e gerenciamento de recursos de educação online.

Tina Kinkennon
tkinkenn@uasystem.ua.edu

John CW Krienke
jcwk@internet2.edu
Technology Writer
Internet2

Brian Ladrido
Penn State University
brianl@otc.psu.edu

Brian se graduou em 1996 na Penn State University. Ele tem trabalhado para Universidade desde 1997, na sua mais recente posição no Escritório de Comunicações como parte do Network Planning and Integration (NPI), no grupo Network Applications Services (NAS). O NAS trabalha com design incluindo o OSI layer 4 e superior; tudo, desde Vídeo e Voz através de redes até design de salas de videoconferência.

Peter Marshall
Diretor de Aplicações de Rede
CANARIE Inc
marshall@canarie.ca


Graciela Machado Leopoldino Martins
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
graciela@rnp.br

Graciela é a coordenadora técnica de projetos de videoconferência e analista sênior auxiliar no RNP em Campinas, Brasil. Ela tem trabalhado com aplicações de videoconferência desde 1999. Ela é coordenadora do site Internet2 Commons e o RNP é um Membro Organizador do Commons. A sua formação educacional inclue mestrado em Ciência da Computaçãoe graduação na mesma área. Ela é responsável por um listserv em português (videoconf@rnp.br) que possui informações e questões técnicas sobre aplicações de videoconferência.

Kenn McCracken
University of Alabama at Birmingham
Editor de Conteúdo: http://www.ViDe.net
I2 Commons Site Coordinator
Coordenador do Programa IT Academic Computing
kenn@uab.edu

Ed Price
Georgia Institute of Technology
Diretor de Pesquisa, Interactive Media Technology Center
Georgia Center for Advanced Telecommunications Technology
ed.price@imtc.gatech.edu

Ed é o diretor de pesquisa no Interactive Media Technology Center no Georgia Tech. Ele está envolvido em pesquisas sobre videoconferência a mais de 10 anos, incluindo projetos financiados pela Intel, Bell South, e o US Army. Atualmente, a maioria das pesquisas do Ed envolvem aplicações sem fio (wireless) e gerenciamento de conteúdo.

Art Recesso
Research Scientist
Learning & Performance Support Laboratory
University of Georgia
arecesso@coe.uga.edu


Antes de entrar no LPSL (http://lpsl.coe.uga.edu), Art trabalhou na educação K12 em várias posições para auxiliar na integração de professores com a tecnologia na educação. Recentemente, o seu trabalho está focado em tecnologias emergentes para auxiliar na preparação e desenvolvimento da prática de professores. Ele colabora em projetos de videoconferência para suportar aconselhamento e comunicação ao vivo com professores em preparação e a chegada de serviços para surdos e alunos com problemas auditivos em locais remotos.

Fabian Romo
Technology for Education / CUDI Video Network Operations Center Manager
Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM)
josefrz@servidor.unam.mx
http://distancia.dgsca.unam.mx

Fabian Romo é o Gerente do Centro de Operações de Vídeo em Rede do Internet2 - México (CUDI). Esse Centro fornece serviços de interconectividade para o UNAM's Video Network e o National Videoconference Network for Education (RNVE), baseados em H.320 e H.323, ambas as redes operando desde 1994 e 1997, respectivamente, servindo uma total de mais de 300 sites pelo país. Ele também colaborou com o UNAM como responsável pelo projeto de educação à distância em computação e telecomunicações usando programas de televisão transmitidos por toda a América Latina desde 1999, chamado "SEPAcomputo".

Amela Sadagic, PhD

Dr. Sadagic trabalha como co-diretora do Partnership for Emerging Learning Environments (www.pelegroup.net), um fornecedor de consultoria estratégica e treinamento no uso efetivo de tecnologias emergentes para educação. Ela também trabalhou como diretora do Programs for Advanced Network and Services, uma companhia sem fins lucrativos com base em Armonk, NY.
Ela presta consultas a vários projetos que usam a tecnologia da videoconferência, um dos quais é o Megaconference Jr., um mostruário de possibilidades que essa tecnologia traz para o ambiente K-12. No passado, ela projetou e dirigiu o "Imagining the Future", um projeto que envolvia ativamente a comunidade K-12, explorando tecnologias digitais avançadas, e co-projetou o "Virtual Marine Biology - Seals on Camera", um projeto de educação à distância que usava videoconferência para conectar alunos do Ensino Médio com pesquisadores no Maritime Aquarium em Norwalk (esse projeto foi selecionado como um dos Top 10 de projetos inovadores em 2003 pela revista Technology & Learning). Além desse trabalho, Dr. Sadagic chefiou o Application QoS Needs Design Team, uma das quatro equipes de projetos dentro do Internet2 QoS Working Group.
Em 1999 e 2000, Dr. Sadagic foi responsável pela coordenação técnica múltipla de equipes de pesquisa universitárias dos EUA, que participaram do National Tele-Immersion Initiative, um projeto do Internet2 e financiado pelo Advanced Network and Services e chefiado por Jaron Lanier. No passado, ela foi membro da equipe de pesquisa da University College London e do Institute for Automatics and Computer Science em Sarajevo, e ensinou computaçaõ gráfica na University of Westminster em Londres, Inglaterra, e na Universidade de Sarajevo, Bósnia Herzegovina. Dr. Sadagic contribui e publica artigos em revistas e conferências, e é mebro de inúmeros comitês de crítica profissionalmente relacionados. Seus interesses de pesquisa incluem o uso de ambientes de colaboração remotos na educação, agência de estudantes, tele-imersão, presença em Realidade Virtual e estudo das necessidades de QoS (Quality of Service) em aplicações avançadas em redes de banda de freqüência alta.

Dr. Sadagic possui graduação em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade de Sarajevo e doutorado em Ciência da Computação pela University College London.

Kenneth Tanner
KTanne1@lsuhsc.edu

Liane M Rockenbach Tarouco, Dr
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Brazil

Liane Tarouco é diretora do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, pesquisando e lecionando sobre videoconferência e tecnologias relacionadas à educação à distância no programa de pós-graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela também é a presidente do programa de educação à distância de Informática na Educação que está sendo oferecido para todo o país, com estudantes vindo também de outros países da América do Sul, usando vídeos streamings e serviços de videoconferência. Sua formação acadêmica inclui mestrado em Ciência da Computação, doutorado em Engenharia Elétrica e ela também está trabalhando com o programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFRGS, lecionando e pesquisando sobre questões de rede.

Mary Trauner
Georgia Institute of Technology
Senior Research Scientist
Tecnologias Educacionais
Escritório de Tecnologia de Informação
mary.trauner@oit.gatech.edu

Dr.ir. Egon M. Verharen
egon.verharen@surfnet.nl
Innovation Management
SURFnet
Holanda

James O. Whitlock
whitlock@buffalo.edu

Mr. Whitlock tem mais de 35 anos de experiência focada no desenvolvimento, estabilização, implantação e refinação de núcleo OS e tecnologias de sistemas de comunicação. Ele começou no início dos anos 60 na Carnegie Mellon em um projeto R&D com IBM para desenvolver o seu primeiro sistema operacional de associação de tempo comercial e esteve próximo de fundação de informação desde de então. Ele publicou e tem apresentado seu trabalho internacionalmente. Na última década, Mr. Whitlock tem trabalhado para estabelecer um Advanced Educational Technology Skunkworks na Universidade de Búfalo para auxiliar os que adotam cedo a Internet de alta performance emergente na regial, baseada em tecnologias de colaboração. O Western New York High Performance Networked Video Initiative (WNY-HPNVI), um projeto regional de serviço público, saiu desse esforço. Mr. Whitlock foi recentemente condecorado com um SUNY Chancellor’s Award por Excelência em Serviço Profissional.

Mary Fran Yafchak
SURA
Coordenadora do Programa IT
maryfran@sura.org

Mary Fran Yafchak é a coordenadora do programa IT na SURA (Southeastern Universities Researach Association), onde ela trabalha para aprofundar o desenvolvimento das tecnologias de informação colaborativas regionais. Ela é um membro ativo do ViDe (The Video Development Initiative, http://www.vide.net), Vidmid (http://middleware.internet2.edu/video) e ex-co-diretora e atual membro do Internet2 Digital Video Initiative (http://dv.internet2.edu). Mary Fran também está liderando o NMI (NSF Middleware Initiative) Testbed Program como parte de uma sociedade financiada pelo NSF com Internet 2, EDUCAUSE e os Centros GRID.

Contributors: Versions 1.0 - 3.0

Grace Agnew
Georgia Institute of Technology
Assistant Director, Systems and Technical Services, Price Gilbert Library

Marc Boulerice
CA*net3 ARDNOC
http://www.canet3.net
Bell Nexxia

Sean Brennan
Georgia Institute of Technology
Systems Support Specialist, Classroom Technology, Educational Technologies directorate of the Office of Information Technology

Markus Buchhorn
Information Infrastructure Services
Australian National University
Markus.Buchhorn@anu.edu.au

Megan Crabb
Systems Specialist
OARnet
crabb.4@osu.edu

Phil Emer
North Carolina State University
Associate Director of Advanced Technology Development
NCState.Net

Roi Frank
NYSERNet, Inc.

Jill Gemmill
Assistant Director, Academic Computing
Office of the Vice President for Information Technology
University of Alabama at Birmingham

Jeremy George
Yale University

Chris Hodge
University of Tennessee
Coordinator, SunSITE@ UTK

Mark D. Johnson
University of South Carolina
Information Technology Manager, Internet Video Group

Tyler Miller Johnson
University of North Carolina at Chapel Hill
Director, CAVNER Center for Advanced Video Network Engineering and Research
Telecommunications Systems Engineer, Networking and Communications Group

Brian Ladrido
Penn State University
brianl@otc.psu.edu

Ms. Mairead Martin
The University of Tennessee
Director, Advanced Internet Technologies, Office of Research and Information Technology

Zachary Pousman
Assistant Director of Technology
mailto:zpousman@learnlink.emory.edu

Ed Price
Georgia Institute of Technology
Research Director, Interactive Media Technology Center, Georgia Center for Advanced Telecommunications Technology

William Rhodes
University of Tennessee, AIT
wrhodes@tennessee.edu

Sridharan Subramanian
Georgia Institute of Technology
Graduate Research Assistant

Ron Tipton
University of Tennessee, AIT
uther@ait.utk.edu

Mary Trauner
Georgia Institute of Technology
Senior Research Scientist, High Performance Computing, Educational Technologies directorate of the Office of Information Technology

Pat Watson
University of Tennessee
Senior Comm and Elec Tech, Telecommunications & Network Services

Mary Fran Yafchak
SURA
Coordenadora do Programa IT
Graphics design assistance by Greg Noe
University of Tennessee



 
Anterior Próximo Imprimir Conteúdo Glossário Realimentação Pesquisa

© 2004-5, Video Development Initiative.
Atualização Fevereiro 2004.