Organização Curricular
O curso é dirigido aos Professores
- Gestores das Escolas Públicas de Educação Básica e a sua proposta pedagógica, assentada na relação
teoria-prática, expressa uma concepção de formação
humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia
e da cidadania. Busca favorecer melhorias e incentivar inovações
na prática cotidiana da gestão escolar que concorram
para a elevação qualitativa do padrão de escolaridade
da educação básica.
Esse processo de formação implica apropriação
de meios, mecanismos e instrumentos que
permitam intervenções
mais satisfatórias,
do ponto de vista pedagógico, no dia-a-dia escolar, a partir
da compreensão
dos condicionantes sociopolíticos e econômicos que
permeiam a organização escolar. Com esse entendimento,
o curso será estruturado
em três eixos vinculados entre si:
- O direito à educação e a função social da escola
básica.
- Políticas de educação e a gestão democrática
da escola.
- Projeto Político-Pedagógico e Práticas Democráticas
na Gestão Escolar.
Esses eixos estão consubstanciados em seis Salas
Ambientes, além de um ambiente introdutório à Plataforma Moodle e
ao curso de Especialização.
Sala I: Introdução ao Ambiente
Moodle e ao Curso (40hs).
Sala II: Fundamentos do Direito à Educação (60hs).
Sala III: Políticas e Gestão na Educação (60hs).
Sala IV: Planejamento e práticas de Gestão Escolar (60hs).
Sala V: Tópicos especiais (30hs).
Sala VI: Oficinas Tecnológicas (30hs).
Sala VII: Projeto Vivencial (120hs).
Avaliação da Aprendizagem
Considerando os pressupostos, os objetivos, a natureza
e a dinamicidade da proposta pedagógica do Curso, as atividades
desenvolvidas pelos cursistas serão acompanhadas e avaliadas
de modo
contínuo pelos
professores orientadores, especialistas, assistentes e coordenação.
Essa equipe manter-se-á em constante interação,
visando a troca de informações, à apreciação
conjunta das dificuldades e à busca de
soluções relacionadas às dificuldades de cada
componente curricular. |