logoMec

cabeçalho

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado


logo UFRGS

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



bullet Informações sobre o curso
bullet Organização Curricular
bullet Processo Seletivo
bullet Candidatos Selecionados
bullet Inscrição
bullet Pólos
bullet Equipe
bullet Contatos
bullet Cronograma
bullet Atividades presenciais
bullet Outras Informações
bullet Cronograma Monografia
bullet Orientadores
bullet Procedimentos para Retirada de Certificado
mídias

Monografia

  • O que é?
  • Quais seus elementos constitutivos?
  • como elaborar
  • Bibliografia (sugestões)
  • Orientação durante elaboração da monografia
  • Escolha do orientador
Não existe conceituação/classificação única mas do ponto de vista etimológico ? origem grega: Mono (um só) e graphein (escrever).

Alguns conceitos encontrados na literatura:

um estudo por escrito de um só tema exaustivamente estudado e bem delimitado? (Hulme, 1999, pag 249)

Trabalho que aborda um único tema (Manual de Normalização, 1994).
Trabalhos que reduzem a abordagem a um único tema, caracterizando-se por delimitação e profundidade.

Estudo sobre um tema que investiga não só em profundidade, mas em todos seus ângulos (Lakatos e Marconi, 1990)

Os objetivos de uma monografia são esclarecer um determinado tema.
Não necessita apresentar resultados inéditos (como esperado nas teses de doutorado ou dissertações de mestrado)

Os resultados estão mais associados à organização e análise (comparativa e crítica) das idéias em torno de um determinado assunto.

Desta forma, uma revisão bibliografia das obras mais importantes em uma determinada área é parte essencial da construção de uma monografia.

O texto deve ser pensado como proporcionando ao leitor uma fonte de estudo em um assunto, fornecendo desde os conceitos fundamentais da área até uma visão mais aprofundada dos conteúdos que a compõem.


IMPORTÂNCIA DA MONOGRAFIA PARA O ALUNO


O aluno aprende a organizar uma bibliografia sobre determinado assunto assim como também suas próprias idéias, de modo a apresentá-las de forma escrita, coerente, inteligível e encadeada.

É uma oportunidade para aplicação dos conceitos estudados ao longo do curso acadêmico, sendo um passo inicial para uma pesquisa mais ampla na sua profissão.


No curso Mídias Avançado, entende-se por Monografia:
  • trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final de um estudo e de uma reflexão sobre um tema especifico da área de conhecimento do curso (Informática na Educação).
Um trabalho monográfico, deve conter:
  • Elementos pré-textuais (identificam o trabalho)
  • Elementos textuais (expõe a matéria do estudo)
  • Elementos pós-textuais (complementam o trabalho)

Elementos pré-textuais:
  • Capa
  • Folha de rosto Errata (opcional)
  • Folha de aprovação
  • Dedicatória (opcional)
  • Agradecimentos (opcional)
  • Epígrafe (opcional)
  • Resumo na língua vernácula
  • Resumo em língua estrangeira
  • Lista de ilustrações (opcional)
  • Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
  • Lista de símbolos (opcional)
  • Sumário

Elementos textuais:
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Elementos Pós-textuais:
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

TIPOS DE MONOGRAFIA:
  • Monografia teórica
  • Monografia teorica-empírica
  • Monografia de estudo de caso

Normalmente a monografia se organiza da seguinte forma:
Uma revisão bibliográfica abrangente de um determinado assunto.
Uma revisão bibliográfica, complementada por um estudo de caso (de aplicabilidade de uma técnica ou abordagem estudada)
Uma revisão bibliográfica associada à investigação de formas desolução de um determinado problema.