Saltar navegação

Queda livre

Queda dos corpos

Imagine que escalamos uma grande torre e que, de cima, jogamos duas esferas do mesmo raio: uma de madeira, pesando 1 kg (9,8N)  e a outra de ferro, pesando 10 kg (98 N).

Propomos descobrir, pelo raciocínio, qual das duas esferas cairá mais rapidamente ou se elas caem juntas.

Primeiro, por que as esferas caem? A resposta é simples: porque a Terra os atrai. Segundo: as forças com as quais a Terra os atrai são iguais? Não: na esfera de ferro, a força da atração (peso da esfera) é 10 vezes maior que a da madeira.

Com os dados que temos disponíveis para resolver nosso problema, são eles:

  • 1) esferas caem;
  • 2) eles caem porque a Terra os atrai;
  • 3) as forças de atração são diferentes, podemos raciocinar assim: "Como a queda é causada pela atração da Terra e é 10 vezes maior na esfera de ferro, a esfera de ferro cairá mais rapidamente".

Do ponto de vista lógico, esse raciocínio está correto e, se não foi inadvertidamente deixado de considerar alguma propriedade dos corpos, teríamos  a conclusão a que se poderia chegar seria a de que os corpos mais pesados ​​caem mais rapidamente.

Assim, os gregos argumentaram, usando como argumento a diferença entre a taxa de queda de uma pena e a de uma pedra.

queda livre no ar

Por dois mil anos, e até o advento de Galileu, acreditava-se que essa era uma verdade incontestável. Mas, como veremos mais adiante, Galileu estava justamente preocupado com uma propriedade dos corpos que os gregos não haviam notado: ele suspeitava que, embora um corpo mais pesado seja atraído para a Terra com uma força maior que a mais leve, precisamente porque é mais pesado "custa mais" para movê-lo.

Haveria uma compensação e todos os corpos cairiam com a mesma velocidade ?

Como descobrir ?

metodo grego x metodo moderno