Experiência de Galileu
Experiência de Galileu
Para pronunciar a última palavra sobre a questão, conta a história que Galileu anunciou na Universidade de Pisa que faria uma experiência definitiva, jogando dois corpos do topo da torre da cidade.
No dia anunciado, diante de um grande número de estudantes e alguns amigos, o sábio italiano fez sua experiência com dois corpos: um pesava 1 kg e o outro 10 kg.
Com grande espanto (uma ideia que teve o apoio de Aristóteles estava entrando em colapso) os participantes puderam ver: os dois corpos tocaram a terra no mesmo momento.
Alguns adversários de Galileu formularam a seguinte objeção: Por que as penas de um pássaro caem mais lentamente que uma pedra?
Galileu responde que a causa dessa desigualdade de velocidades é a presença do ar, que se opõe à resistência à queda de todos os corpos. Para evitar este efeito no movimento dos corpos que Galileu jogou da Torre de Pisa os mesmos tinham a mesma forma e tamanho: eram duas esferas de raio igual.
Como a bomba de vácuo foi inventada em 1650, sessenta anos depois, a experiência não pôde ser realizada no vácuo, mas, quando foi concluída, descobriu-se que Galileu estava certo: no vácuo, uma pena e uma pedra caem na mesma velocidade
Uma pena e uma pedra são colocadas em um tubo de vidro com 1 metro de comprimento; Então o ar é extraído. O tubo é revertido rapidamente e ambos os corpos são vistos juntos ao longo da jornada.
Em resumo, podemos dizer que:
Todos os corpos caídos da mesma altura caem com a mesma velocidade no vácuo.
Animaçao demonstrando o experimento de Galileo
Animação do experimento de queda livre de Galieo na Torre de Pisa
Nesta animação foi usado apenas um objeto para avaliar o tempo de queda desde o alto da Torre de Pisa até o solo.
Clicar na Bandeira verde para inicializar a animação.
Clicar no cronômetro para começar a execução da animação que mostra a queda livre de objeto lançado do alto da Torre de Pisa, conforme experimento de Galileo, realizada na Torre de Pisa que tem 57 metros de altura. Nesta animação é demonstrada a queda livre de um único objeto.
A cada passo da animação é calculada a posição do objeto com um avanço de 1 segundo, o objeto desliza para a posição seguinte e para de modo a permitir a observação do valor da velocidade naquele momento bem como da posição do objeto em queda livre.
Para que a animação avance mais um passo é preciso tocar a barra de espaço ou no botão de avançar. Mas, se não comandar o avanço a animação progride automaticamente após 3 segundos.