Glossário de Termos


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L

M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

H


H.261

Padrão ITU para codificação de vídeo para videoconferência. O H.261 é um algoritmo baseado em uma transformação de co-seno discreta (DCT- discrete cosine transform) para vídeo que varia de 64kb/s a 2mb/s. Todos os sistemas de videoconferência em conformidade com o H.323 devem suportar este codec.


H.263

Padrão ITU para codificação de vídeo dentro de uma videoconferência. O H.263 oferece uma compressão melhor do que o H.261, particularmente na baixa faixa de bits usada por modems.


H.264

O padrão ITU mais recente para compressão de vídeo. É baseado no MPEG-4 e tem uma qualidade de vídeo quase igual a do H.263, mas funciona com a metade dos bits (por exemplo, 256 Kbps em vez de 512 Kbps para um stream de H.263). Foi ratificado em julho de 2003.


H.320

Padrão ITU para videoconferência via ISDN e linhas de T1 fracionárias.


H.323

Padrão ITU para videoconferência via redes que não garantem largura de banda, como a Internet. O H.323 é o padrão que este livro de receitas recomenda para a maioria dos usuários na comunidade de educação. Para informações mais detalhadas sobre este e os outros padrões ITU, veja a bibliografia deste documento.


H.324

Padrão ITU para videoconferência via linhas de telefone padrão.

 

H.350

O H.350 é uma série de Recomendações (padrões) da União de Telecomunicações Internacionais (ITU - International Telecommunications Union), a filial das Nações Unidas que trata dos padrões de telecomunicações globais. O H.350 padroniza o modo como as informações multimídia sobre conferências são armazenadas em diretório de LDAP, de forma que a colaboração de multimídia possa integrar com diretórios de empresas para escalabilidade, gerenciamento e segurança. Os documentos na série incluem o documento H.350 básico, e os sub documentos H.350.1, H.350.2, etc. cada um dirigindo-se a um protocolo particular de conferência.


half duplex

Um sistema de telecomunicações onde os dados podem fluir somente em uma direção de cada vez. Microfones mais baratos são um bom exemplo disto, onde somente uma pessoa pode falar de cada vez.