Glossário de Termos


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L

M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

M

 

MBONE

Multicast Backbone. O MBONE é um sistema de transmissão de áudio e vídeo por uma rede de transmissão simultânea. Mais disponível em aparelhos de universidades e do governo, o MBONE pode ser penado como uma cama de teste para tecnologias que, no final das contas, serão promulgadas pela ampla Internet. O MBONE foi substituído no vBNS e Abilene por suportes de transmissões simultâneas nativas.

 

MIDI

O Musical Instrument Digital Interface (Interface Musical de Instrumentos Digital) é um padrão para conectar instrumentos musicais eletrônicos e computadores. Os arquivos MIDI podem ser pensados como música em folhas não encadernadas digital, onde o computador age como um músico executando os arquivos posteriores. Os arquivos MIDI são muito menores que os arquivos de áudio digital, mas a qualidade da gravação vai variar de computador para computador.

 

MPEG

O MPEG (Moving Picture Experts Group) é uma série e padrões ISSO para áudio e vídeo digital, desenvolvido para diferentes usos e taxas de dados.

MPEG-1 – O padrão MPEG inicial, desenvolvido para escrever em códigos vídeos inteiros para que ele pudesse ser tocado de um CD (150kb/s). A taxa de bits de um padrão MPEG-1 é 1.5 Mbps. O MPEG-1 tem um quadro de 352x240 pixels, o que dá uma qualidade de filme um pouco melhor do que uma fita VHS. O MPEG-1 incluía três padrões de áudio e a maioria dos sistemas de vídeo usa a camada de áudio 1 ou 2 do MPEG-1. A camada de áudio 3 do MPEG-1 (Mais conhecida como MP3) tem sido usada amplamente para áudio na Internet.

O MPEG-2 foi um seguimento do padrão, suportando taxas de dados maiores e, dessa forma, maior qualidade.O MPEG-2 é o padrão utilizado em aparelhos de DVD, na maioria dos satélites digitais da América do Norte e no novo sistema de TV digital norte-americana.

O MPEG-3 foi abandonado, já que as funções planejadas foram incluídas no MPEG-2.

O MPEG-4 é um rascunho de padrão que se ajustará melhor para Internet. O MPEG-4 tramite vídeo com uma qualidade comparada ao MPEG-1 com uma taxa de bits muito menor. O MPEG-4 também suporta uma grande variedade de elementos transmitidos separadamente e combinados para formar o quadro do vídeo, tal como uma cabeça falante em um fluxo e o fundo em outro. Isto é, MPEG-4 permite a manipulação de objetos dentro do fluxo do vídeo (adição, subtração, manipulação de objetos, etc.). Se você não gosta do lugar de uma cadeira no vídeo, você pode movê-la (com a condição de que a cadeira foi codificada como um objeto movível, é claro). A aprovação é aguardada para a metade de 1999.

O MPEG-7 é um padrão em desenvolvimento para descrição de objetos multimídia. Não é um formato de codificação de vídeo, é uma maneira de descrever elementos em um fluxo multimídia de modo que possa ser acessado via banco de dados. Por exemplo, seria útil poder procurar em um banco de dados de multimídia por exemplos de “carrinhos vermelhos”.

 

Multipoint Conferencing Server (MCS ou MCU) (Servidor de Conferência Multiponto)

Um hardware ou software de um dispositivo H.323 que permite a conexão entre usuários de conferência multiponto (ou áudio ou dados) juntos. Sem o MCS, somente conferências ponto-a-ponto podem ser mantidas. Normalmente suporta troca por voz ativada, onde quem quer que esteja falando é transmitido para todos os usuários, entretanto, novos sistemas suportam “Hollywood Squares”, onde múltiplas janelas mostram cada participante. ITU-T padrão H.231 descreve a maneira padrão de fazer. Muitos sistemas atuais somente suportam H.320 (ISDN) mas muitos fornecedores estão trabalhando para atualizar seus produtos para suportarem também o H.323 (LAN, Internet). No universo H.320, essa funcionalidade é referida como uma unidade de controle multiponto (MCU). Algumas vezes esses termos são usados de maneira possível de mudança, embora eles refiram de certa forma implementações diferentes.