Página Inicial > Módulo 3 >Writer (Processador de Texto)

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3.1.  Writer (Processador de Texto)
A ferramenta Processador de Texto, também conhecida como Writer, é o aplicativo do BrOffice que possibilita a criação e edição de textos, também para páginas web. 
Seu uso em contextos educacionais ainda é pouco explorado, pois a ferramenta permanece vinculada a atividades tradicionais, como redigir textos resultantes de  pesquisa na Internet. No entanto, as possibilidades de uso pedagógico desse aplicativo são bastante variadas e proporcionam práticas que privilegiam a autoria, a colaboração e a cooperação, tanto por parte do professor, que pode se tornar autor do material didático e parceiro do aluno, quanto por parte do aluno que, na troca com os colegas e professores, tem a oportunidade de questionar e refletir sobre os conteúdos criados, podendo, também, exercer sua criatividade e construir seu conhecimento por meio da autoria. 

São muitas as possibilidades de práticas pedagógicas com o aplicativo Processador de Texto, mas, como toda TIC, para ser bem utilizado e realmente contribuir para promover processos de ensino e aprendizagem, deve estar vinculado a um planejamento. Da mesma maneira, é preciso que o professor se aproprie da ferramenta, a fim de poder mediar a construção do conhecimentos de seus alunos. 

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com o aplicativo Writer.

Curiosidade O aplicativo Writer/Processador de Texto possui recursos de Acessibilidade para que pessoas com dificuldades visuais, de coordenação ou outras deficiências possam fazer uso do programa Acesse o menu Ferramentas - Opções - Acessibilidade e escolha as opções.








Você já leu Seraphin Alava?Seraphin Alava - Fonte: Fonte: Facebook.com Professor da Université Toulouse le Mirail (França), Seráphin Alava coordena o Centro de Pesquisa em Educação, Formação e Inserção.
O autor pesquisa há mais de 15 anos a evolução das tecnologias e seus impactos nas práticas pedagógicas. Segundo Alava, o ciberespaço e as ferramentas tecnológicas não podem ter seu uso reduzido à transmissão passiva de saberes. Para o autor, os dispositivos midiáticos  proporcionados pelo ciberespaço revelam a necessidade de debater uma reforma na educação. O objetivo é a valorização da autonomia do aluno e dos métodos ativos, ao mesmo tempo em que é o professor o principal mediador dessa ação educativa. Alava aponta ainda o formato de hiperdocumento dos textos como enriquecedor das práticas pedagógicas uma vez que proporciona diferentes tipos de leitura e de contato com as informações e conduz a relações mais abertas no que se refere ao ensino e à aprendizagem.


Para saber mais:

MACHADO, Maristela Vanzuita. Resenha do Livro: Ciberespaço e Formações Abertas: Rumo a novas práticas educacionais?.
SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. Literatura e Semiformação no Ciberespaço. Texto Digital, ano 2, n.3, 2006 .















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