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1.3. Práticas Pedagógicas
Práticas PedagógicasPensar o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) não é simplesmente incorporá-las ao planejamento como um mero instrumento de trabalho. É necessário pesquisar e refletir sobre essas ferramentas, sobre suas possibilidades práticas e como contextualizá-las no âmbito educacional. 

Assim como existe uma boa parcela de alunos que domina as tecnologias, há também  os que precisam ser  inseridos digitalmente. Para os dois públicos, deve-se pensar e planejar, compreendendo que essas ferramentas influenciam diretamente suas vidas, seja em casa, no trabalho ou na escola. Por isso, a prática pedagógica do professor pode e deve ser construída com base ações criativas, desenvolvendo estratégias com os recursos disponíveis na escola.

Nesse sentido, para realizar o planejamento e a integração das TICs,  é preciso conhecer de fato os recursos que estão disponíveis na escola (materiais, recursos humanos e infraestrutura). Além disso, é preciso  que o professor experiencie esses recursos ao fazer  o levantamento dos softwares, ao selecionar os sites e os materiais disponíveis na rede. A finalidade é propiciar experiências prazerosas e significativas,  buscando  a reflexão crítica. Essa prática, pensada a partir desses critérios, poderá criar condições para uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, desenvolvendo a autoria e a autonomia do aluno.

Curiosidade O educador Seymour Papert começou a utilizar computadores como instrumentos de aprendizagem na década de 60. Um dos conceitos fundamentais de Papert é que as tecnologias podem fornecer subsídios às crianças para uma construção ativa de novas possibilidades de aprendizagem. Leia mais sobre Seymour Papert.








Você já leu Maurice Tardiff? Maurice Tardiff - Foto: Arquivo da Université de MontrealMaurice Tardiff é um professor canadense, da Universidade Laval, em Quebec, e da Universidade de Montreal, onde leciona sobre a história do pensamento pedagógico. Suas pesquisas são voltadas para evolução e a situação da profissão docente, além da formação de professores e os conhecimentos de base da docência.
Para o autor, a docência é uma profissão de interações humanas. Nessa perspectiva, as ações do professor se constituem de forma completamente diferente de qualquer outra profissão. Esse profissional precisa realizar um trabalho interativo com os alunos, como objetos de sua ação docente.
Esta interação constante e intensa entre os atores da educação é que norteará o trabalho na sala de aula. Assim, o planejamento pedagógico se dará em um processo dialético, contínuo e em constante elaboração, considerando o pensamento do aluno e compondo, através da observação e da intervenção, o contexto das ações na sala de aula.
Para saber mais:

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Maurice Tardif - Obras disponíveis online. Acesso em: 13 maio 2010.

VASCONCELLOS, Maria Drosila .O trabalho dos professores em questão. Educ. Soc. [online], v. 23, n. 81, p. 307-311, 2002. Acesso em; 13 maio 2010.

















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