Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Página Inicial > Módulo 1 > Conhecendo o computador
Aumentar fonte Diminuir fonte

1.5. Conhecendo o Computador
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem potencializar algumas práticas pedagógicas e, nesse processo, o computador tem um importante papel. Conhecer as possibilidades e limitações do computador, bem como seus componentes, pode auxiliar nas ações desenvolvidas no laboratório de informática. Assim, esse tópico tem por objetivo criar condições para que você conheça as diferentes partes do computador, entenda seu funcionamento e consiga atuar como apoio técnico em necessidades básicas.

1.5.1 Tipos de computadores
Os computadores podem receber diferentes denominações, as quais envolvem tamanho, modo de uso e capacidade. Dentre os tipos de computadores, existem os supercomputadores, que são os computadores de grande porte, com alta velocidade de processamento e capacidade de memória, ainda há o computador pessoal (PC) que foi desenvolvido para ser utilizado por uma pessoa de cada vez. Dos computadores pessoais fazem parte diversos tipos de computadores, tais como: desktops, notebooks, netbooks, entre outros.
Imagem desktop

Desktops

Computador desktop é um tipo de computador para ser usado em uma mesa. Em geral, é de tamanho maior e mais potente que os demais tipos de computadores pessoais. É composto por diversos componentes separados, entre eles tem-se a Unidade de Sistema, também chamada de gabinete que é uma caixa, normalmente em formato retangular e que comporta os componentes eletrônicos responsáveis pelo processamento das informações. Desse conjunto de componentes, o mais importante é a Unidade Central de Processamento (CPU) ou microprocessador, que atua como se fosse o "cérebro" do computador. Além desse, tem-se a memória RAM (Random Access Memory) que é temporária e armazena as informações utilizadas pela CPU no tempo em que o computador estiver ligado. As demais partes do computador, como: mouse, teclado, monitor, caixa de som, conectam-se à Unidade de Sistema (geralmente na parte de trás) por meio de cabos.


Imagem notebookNetbooks

Um computador netbook é da categoria dos notebooks, um computador portátil, leve e de menor custo. Esse tipo de computador se aplica à usuários que precisam navegar na internet ou trabalham com aplicativos leves, como por exemplo: textos e planilhas eletrônicas. A principal diferença entre um netbook e um notebook é que como o primeiro tem menor capacidade para armazenamento de dados, ele limita a utilização de usuários que precisam de programas mais pesados.





1.5.2 Partes do computador

Um computador, independente do tipo ou modelo, é formado pela parte física e virtual. A parte física, hardware, de forma simples, pode ser entendida como a parte do computador que podemos tocar, pegar. Ela é formada por componentes como: processador, memória, unidade de CD/DVD, monitor, mouse, etc. 
Dica: Assista ao vídeo que trata das partes do computador .

Por outro lado, faz parte também da composição do computador a parte virtual, denominada software. Essa é a parte lógica, ou seja, são os programas instalados no computador que permitem a interação do usuário com a máquina. Dentre os softwares estão, por exemplo: os aplicativos (editor de texto, planilha eletrônica, gráficos, etc.) e os sistemas operacionais (Linux, Windows, etc.).

O funcionamento do computador depende da relação entre o hardware, o software, o processamento e o armazenamento de informações. De forma prática, podemos dizer que os dados são informados ao computador através dos dispositivos de entrada como: teclado, mouse, scanner, webcam, CD/DVD, pen drive, entre outros. A partir daí são processados, momento em que o computador executa determinadas ações que devolvem um resultado para o usuário. Essa devolução é feita através dos dispositivos de saída como: monitor, caixa de som, impressora, etc. Além disso, existem os dispositivos de armazenamento, que permitem que determinadas informações sejam guardadas. Desse grupo fazem parte: o pen drive, o CD, o disquete, a unidade de disco rígido que normalmente fica dentro da Unidade de Sistema e armazena praticamente todas as informações do computador-, entre outros. Podemos observar então que alguns componentes podem servir tanto quanto como dispositivo de entrada quanto de armazenamento.


1.5.3 Apoio Técnico


Em geral, a manutenção dos equipamentos no laboratório de informática é feita pela assistência técnica. Porém, em situações mais simples, é possível resolver alguns problemas com pequenos reparos dinamizando o processo e facilitando a reintegração das máquinas para uso no laboratório. Vale ressaltar que, para minimizar transtornos e danos aos equipamentos, são necessários alguns cuidados básicos. Além disso, entender como cada parte do computador se conecta à outra também é bastante útil, uma vez que costuma ser comum o não funcionamento do computador decorrente de má conexão. Nesses casos, alguns dos problemas encontrados podem ser: mouse travado, monitor que não liga, documento que não imprime, entre outros. 

Dica! Cada dispositivo tem um formato único e, por isso, um local específico para conexão. Procure observar o formato do encaixe e as cores atrás do gabinete. A imagem a seguir poderá auxiliar você no entendimento do encaixe dos periféricos à Unidade de Sistema. Confira!
 
Para conhecer mais sobre como montar o computador, clique aqui. O passatempo, além de divertir, poderá auxiliá-lo no entendimento da conexão entre as partes do computador. Não deixe de conferir!

Curiosidade O primeiro computador foi criado em 1946, por J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia (EUA). Ele foi chamado de ENIAC, pesava 27 toneladas e tinha por tamanho 5,50 x 24,40 m, ocupando uma área de 180 m². Quer saber mais sobre a história do computador? Acesse o site do Museu do Computador.










Saiba Mais Atidades Passatempos Glossário