3.5 Math (Fórmula)
![](imgs/Modulo3/modulo3_math.jpg)
Com o aplicativo Math ou
Fórmula é possível criar equações e fórmulas.Como sua interface é bastante simples, o uso do aplicativo pode ser feito desde as séries iniciais.
A ferramenta pode ser utilizada por meio de projetor multimídia, para que toda a turma possa realizar coletivamente um cálculo, ou pode ser usada em laboratório de informática, no qual cada aluno resolve ou cria novos cálculos individualmente. O aplicativo pode ainda se tornar um bom parceiro do professor, tanto na hora de elaborar o material didático e as atividades, quanto na hora de explicar como resolver uma equação. Com um pouco de criatividade, um bom planejamento e domínio da ferramenta é possível criar
práticas pedagógicas para diferentes conteúdos e níveis escolares. Vale lembrar que, em muitos casos, o aplicativo Fórmula é ainda melhor aproveitado quando utilizado em conjunto com outros aplicativos como Texto e Apresentação, por exemplo.
Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com o aplicativo Fórmula.
Curiosidade
O aplicativo Math/Fórmula pode ser encontrado na forma isolada, como os outros aplicativos do BrOffice, ou dentro dos aplicativos Processador de Texto e Planilha Eletrônica. Nesse caso, para acessar o Math, clique em INSERIR - OBJETO - FÓRMULA.
Você já leu Wim Veen ?
![Wim Veen](imgs/voce_Ja_Leu/modulo3/win.jpg)
Wim Venn é diretor da área de Educação e Tecnologia da Universidade de Tecnologia de Delf, Holanda. Suas pesquisas referem-se aos novos conceitos de aprendizagem e às mudanças pedagógicas decorrentes do uso da informática na educação. O termo Homo Zappiens, cunhado pelo autor, refere-se a essa geração de alunos que crescem imersos em um mundo globalizado, com informações integradas e em tempo real. Assim, eles buscam ícones, sons e movimento, mais do que propriamente letras. O papel do professor, neste contexto, é problematizar as infâncias no ciberespaço, trazendo as tecnologias para a sala de aula como mais uma ferramenta para a aprendizagem.
Para saber mais:
OSTRONOFF, Henrique.
Os perigos do filtro tecnológico. Revista Educação, n. 143. Acesso em: 17 maio 2010.
SCHÄFER, Patrícia Behling; LACERDA, Rosália; FAGUNDES, Léa da Cruz. Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede.
Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, v. 7, n. 1, p. 1-8, jul., 2009. Acesso em: 17 maio 2010.