RENOTE-2020-2 - Artigos selecionados

Ferramentas de Apoio ao Ensino Introdutório de Programação: um Mapeamento Sistemático
Diego Eugenio Fernandes Pereira, Universidade Federal de Itajuba, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Adler Diniz de Souza, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Brazil

Intent Classifier Model using Recurrent Neural Networks: a case study to help students with doubts about the functionalities of AVA MOODLE
Joelson Sartori, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil
Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brazil
Jeferson da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil
Luiz Oscar Homann de Topin, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil

A formação de futuros professores de Matemática frente às Tecnologias Digitais
Elivelton Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil
Fabiana Marco, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Evaluation of the Use of Leaderboards in a Gamified Application for Academic Learning
Josinaldo Dias Macedo, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Aislânia Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Jucelio Soares dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil

Usability Analysis of Kahoot in Mathematics Education
Lucas dos Santos Teotônio, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Aislânia Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Jucelio Soares dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil

O uso do TikTok no contexto educacional
Claudia S. Barin, UFSM, Brazil
Marcelo Freitas Silva, FEDERAL UNIVERSITY OF SANTA MARIA, Brazil
Ricardo Ellensohn, Unipampa, Brazil

Ferramentas Visuais para o Ensino de Machine Learning na Educação Básica
Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Jean Carlo Rossa Hauck, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brazil
Matheus Felipe Bertonceli Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Fernando Santana Pacheco, Instituto Federal de Santa Catarina, Brazil

Aproximações teóricas entre Pensamento Computacional e Abstração Reflexionante
Kátia Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil

Uma Metodologia para Avaliação de Recursos Off-line em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Flávia Linhalis, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Ayla Cristine Pereira Machado, UNICAMP, Brazil
Lucas Eduardo de Lima Vascon, UNICAMP, Brazil
André Constantino da Silva, Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia / NIED-UNICAMP, Brazil

Realidade Aumentada para aprimoramento de Laboratórios Remotos: uma revisão sistemática da literatura
Priscila Cadorin Nicolete, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Fabrício Herpich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Marta Adriana da Silva Cristiano, REXLAB - UFSC, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil

Técnicas de Mineração de Dados para Investigação da Saúde Mental de Professores: Uma Revisão Sistemática
Cleonides Gusmão, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Renê Pereira de Gusmão, Universidade Federal de Sergipe, Brazil
Ivan Junior, UFS, Brazil

Analise de Perfis de Engajamento de Estudantes de Ensino a Distancia
Pedro H. R. Macêdo, Universidade de Pernambuco, Brazil
Wylliams Barbosa Santos, University of Pernambuco, Brazil
Alexandre Maciel, University of Pernambuco, Brazil

Fluxo e interesse desencadeados por um jogo digital educacional, no ensino de matemática
Ivana Lima Lucchesi, Ufrgs, Brazil
Gabriela Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Avaliando as customizações do Moodle para a Plataforma MOOC Saviesa
Beatriz Brito do Rêgo, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Filipe Garrido, UFBA - Universidade Federal da Bahia, Brazil
Jean C. S. Rosa, Universidade Federal da Bahia/Madeira Interactive Technologies Institute, Brazil
Ecivaldo De Souza Matos, UFBA - Universidade Federal da Bahia, Brazil

Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas
Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ronney Moreira de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

O uso das plataformas de prototipagem Arduino e Raspberry PI na educação brasileira: uma Revisão Sistemática de Literatura
Everton Lima Horst, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Um framework para concepção de Smart Learning Environments
Pedro David Netto Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Davidson Cury, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

The Information Quality impact on Learning Platforms
Claudio Lima, Federal University of Santa Catarina, Brazil
Rogerio Bastos, Federal University of Santa Catarina, Brazil
Lia Bastos, Federa University of Santa Catarina, Brazil

Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à Programação de Computadores: Um Mapeamento Sistemático
Marcos da Conceição Coelho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Brazil
Albertina Marília Alves Guedes, IF Sertão PE, Brazil

Robótica Educacional para o ensino de gráficos em cinemática: possibilidade de suporte à necessidade de autonomia a partir de relatos de estudantes do primeiro ano do ensino médio
Toni Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Paulo José Sena dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
Michele Antunes, Universidade Feevale, Brazil
Marta Rosecler Bez, Universidade Feevale, Brazil
Gabriela Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

O Uso de Tecnologias eHealth Integradas a IoT como Possibilidade para Aplicação em Ambientes Educacionais: uma revisão sistemática de literatura
Denis Pohlmann Gonçalves, Instituto Federal Farroupilha - SVS, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Jogos de aprendizagem inventiva
Gerson Klein, UniRitter, Brazil
Maria Cristina V. Biasuz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil

Aprendizagem das operações de adição e subtração baseada na Teoria dos Campos Conceituais
Genilson Gomes Corradi, University of Espirito Santo, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Recurso Educacional Digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular
Rayssa Araújo Hitzschky, Federal University of Ceara, Brazil
José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Raquel Santiago Freire, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Inclusão Digital: uma realidade sobre a ótica da terceira idade do bairro José e Maria em Petrolina- PE
Isaias Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
Delza Cristina guedes amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
Emanuela Vitória Dias Morais, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil

Uso da tecnologia como ferramenta educativa sobre pré-natal odontológico: Uma revisão integrativa.
Bruna Andrade Tupinambá d Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brazil

O uso da plataforma Khan Academy para o ensino de matemática no Brasil: um mapeamento sistemático
Reury Rabynne Alves da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil

Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática no Brasil: Um Mapeamento Sistemático
Mariana Almeida Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Brauner Gonçalves Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil

Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas
Anelise Pereira Baur, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do S, Brazil
Bernarda Souza de Menezes, UFRGS, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil

APA2I - Uma Arquitetura Pedagógica Aberta, Adaptativa e Inteligente para Construção Cooperativa de Conhecimento
Cristiano Biancardi, UVV, Brazil
Juliana Cristina dos Santos Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Sidnei Carneiro, UFES, -- Select Country --
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Sistemas de Recomendação Educacional baseados em Competências: uma revisão sistemática da literatura
Vinicius Lunkes Cezar, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre, Brazil
Roberto da Silva Araujo, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Mariele de Almeida Lanes, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Michele Alda Rosso Guizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Cristina Alba Wildt Torrezzan, UFRGS, Brazil

Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura
Jaqueline Molon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Brazil
Mariano Nicolao, IFRS - Campus Canoas, Brazil
Sergio Roberto Kieling Franco, UFRGS, Brazil

Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
Débora da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil
Matheus F. Moraes, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil

O mobile learning na disciplina de biossegurança: um estudo de caso no curso técnico em enfermagem
Karen Cardoso, UFRGS, Brazil
Milton Antônio Zaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patrícia F. da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019
Rafael Vinicios do Carmo, Universidade Feevale, Brazil
Wesllei Felipe Heckler, Universidade Feevale, Brazil
Juliano Varella de Carvalho, Universidade Feevale, Brazil

POTENCIALIDADES DO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO COMPARTILHAMENTO DE ESTRATÉGIAS CONTEMPLANDO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
Ana Claudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Sergio Reni Tiecher, URI - Universidade Regional e Integrada, Brazil

Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Lucineide Cruz Araujo, UFRN, Brazil
Charles Madeira, UFRN, Brazil

A (r)evolução da Educação 4.0 no ensino de ciências e matemática em escolas da rede estadual de ensino da Paraíba
Priscila Santos, IFPB, Brazil
Priscila de Souza Maciel, IFPB, Brazil

Uma prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de química ambiental
Aline Grunewald Nichele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
Letícia Zielinski do Canto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil

Uso de métodos estatísticos e computacionais em pesquisas educacionais utilizando o Moodle: um Mapeamento Sistemático da Literatura
Eduardo Dalcin, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Brazil
Ilse Abegg, UFSM, Brazil
Paulo Ceretta, UFSM, Brazil

Metodologias de Ensino de Matemática na Robótica Educacional: um mapeamento sistemático
Neumar Regiane Machado Albertoni, UTFPR, Brazil
Marco Aurélio Kalinke, UTFPR, Brazil
Érica Oliveira Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Giane Fernanda Schneider Gross , UTFPR, Brazil

Education 4.0: Robotics Projects to Encourage 21st Century Skills
Deivid Eive, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Marialina Corrêa Sobrinho, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Brazil
Natasha Malveira Costa Valentim, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Aline De Oliveira Sousa, UFPR, Brazil
Marcela Ribeiro, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Eduardo Todt, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brazil

Avaliação Cooperativa: Uma alternativa didática para aprimorar a aprendizagem no ensino superior no Brasil
Giovanni Bohm Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Roges H. Grandi, UFRGS, Brazil
Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

APLICANDO MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA A REDISTRIBUIÇÃO DOS DISTRITOS DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA
Marcos Vinicius Andrade Lima, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Thales M Sousa, Universidade Federal do Ceará, Brazil
João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará, Brazil

Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários
Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del Rei, Brazil
Eduardo Augusto Costa Trindade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Dayane Priscila Bicalho de Souza, FAVENI, -- Select Country --

Modelagem do Problema de Cobertura de Conjunto para Recomendação de Objetos de Aprendizagem aplicado ao repositório do YouTube
Eduardo Augusto Costa Trindade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del Rei, Brazil
Fabiano Azevedo Dorça, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Análise dos Perfis de Alunos do Ensino Superior sobre a Realização de Aulas na Modalidade a Distância Durante Pandemia da Covid-19 Usando Algoritmos de Aprendizagem de Máquina
Laertes Pereira Junior, Universidade Federal do Paraná, -- Select Country --
Simone Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil

Um jogo sério para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina
Jesaías Carvalho Pereira Carvalho Pereira Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Everton Jales de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Ademar França de Sousa Neto, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
Leonardo Marques, Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (UFERSA/UERN)), Brazil
Bruno de Sousa Monteiro, UFERSA, Brazil
Araken Medeiros Santos, Universidade Federal Rural do Semi-árdo, Brazil
Francisco Milton Mendes Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil

Possibilidades e dificuldades na utilização do Google Sala de Aula: um estudo de caso em uma escola pública brasileira
Alicio Rocha de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Marcileni Dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Simone Meister Sommer Bilessimo, UFSC, Brazil

Aplicação da Realidade Aumentada ao ensino e aprendizagem do campo magnético de um ímã em forma cilíndrica e em condutor retilíneo
Adriana Azeredo de Souza Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Brazil
Renata Lacerda Caldas, IFFluminense, Brazil
Suzana da Hora Macedo, IFFluminense / UNESA, Brazil

Professor no comando: curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes.
Francielli Freitas Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosa Viccari, UFRGS, Brazil
Raquel Fiori, UFRGS, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil

Uso de Learning Analytics sobre dados de simulados para apoio à avaliação da aprendizagem por Professores e Gestores
Adelson Portela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins, Brazil
Gabriel de Souza Leitão, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Raimundo da Silva Barreto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Elaine H. T. Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Brazil

PegAgente: modelagem de agentes por aprendizado de reforço em jogos educativos
Thiago da Silva Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
Simone Matos, UTFPR, Brazil
Vinicius Schultz Garcia da Luz, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, Brazil
Tamara Liz Schwab Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil

Tecnologia, Educação e Línguas de Sinais: Um Mapeamento Sistemático
Venilton FalvoJr, ICMC-USP, Brazil
Catherine Helen Martins Falvo , Universidade de Araraquara, Brazil
Lilian Passos Scatalon, ICMC-USP, Brazil
Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP, Brazil

Implantação de Laboratório de Tecnologias como Espaço de Formação Profissional e Melhoria no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciência da Computação
Igor Vanderlei, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha, UFAPE, Brazil
Jean Carlos Teixeira de Araujo, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Mariel Andrade, UFRPE, Brazil
Anderson Fernandes de Alencar, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE (TPACK) IN PRE-SERVICE AND IN-SERVICE CHEMISTRY TEACHER TRAINING: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW
Thaygra S. Bernardes, Universidade Luterana do Brasil, Brazil
Agostinho S. de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil, Brazil

Indicadores de Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da Educação a Distância: Um Mapeamento Sistemático de Literatura
Patricia Mariotto Mozzaquatro, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Leo Natan Paschoal, University of São Paulo, Brazil
Fabrícia Roos-Frantz, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil

Ferramenta de Apoio aos Estudantes da Agricultura para Identificação de Invasores na Cultura da Soja
Carolinne Roque Faria, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Cinthyan Renata Sachs C. de Barbosa, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil

GAMIFICATION IN THE EDUCATIONAL CONTEXT: A SYSTEMATIC MAPPING OF LITERATURE WITH A FOCUS ON THE EVALUATION OF GAMIFICATION
Wendel Souto Reinheimer, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea D. Medina, UFSM, Brazil

Perception of Teachers in the use of Electronic Platforms to Support Face-to-Face Teaching During the term of The State of Emergency due to Covid-19: Case of the Pedagogical University of Maputo
Manuel Constantino Zunguze, Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique
Malaquias Zildo António Tsambe, Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique

Papagaio amigo aplicativo vocalizador com atividades para TEA
Jairo Frantiesco da Silva, ULBRA Gravataí, Brazil
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil, Brazil
Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil, Brazil

Sala de aula invertida apoiada pela gestão do conhecimento
Daniela Bissoli Fiorini, Universidade UniCesumar, Brazil
Iara Carnevale de Almeida, Unicesumar, Brazil
Letícia Dal Forno, Centro Universitário de Maringá, Brazil
Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil, Brazil