RENOTE-2022-1 - Table of Contents

Jogos Digitais: recursos pedagógicos para o ensino da linguagem musical no ensino remoto
Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Leonardo Oliveira Moreira, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Explorando a Gamificação no Ensino de Decisões Arquiteturais: Um Relato de Experiência
Jacson Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Brazil
Pedro Henrique Dias Valle, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
Ricardo Vilela, Universidade de São Paulo, Brazil
Valdemar Neto, UFG, Brazil

Desenvolvimento de Livros Digitais sobre Sustentabilidade com a participação de alunos com Deficiência Intelectual durante a pandemia Covid-19
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil

O uso da realidade virtual no ensino de biologia: análise de tours do aplicativo google expedições.
Kristyelem Ramos Fonseca, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão, Brazil

Um Estudo de Usabilidade do Ambiente Cultural Virtual do Museu de Sant'Ana
Adriana Mattedi, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Flávio Mohallem Luz, Universidade Federal de Itajubá, Brazil

O uso da realidade aumentada na educação básica brasileira: um mapeamento sistemático
Júlio César da Silva Dantas, UFRN, Brazil
Adja Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil

Ambiente Moodle na formação inicial de professores: estratégia de mapeamento das interações com o uso de plugins
Márcio Andre Rodrigues Martins, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Leomar Cassol Mônego, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Ângela Maria Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa, Brazil

Editor de Recursos Educacionais para Educação Inclusiva Baseado em Mesa Tangível
Evandro Preuss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Renato Ventura Bayan Henriques, UFRGS, Brazil
Alexandra Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Sandra Baldassarri, CPS University of Zaragoza, Spain

UMA UNIDADE INSTRUCIONAL BASEADA EM JOGOS PARA O ENSINO DO VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA SOBRE DESASTRES NATURAIS
Larissa Francine Oliveira, Universidade Federal Santa Maria, Brazil
Giani Petri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil
Susana Cristina dos Reis, UFSM, Brazil

Análise da evasão feminina nos cursos de Ciência da Computação das universidades públicas e presenciais de Santa Catarina
Maria Teresa Silva Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Laís Pisetta Van Vossen, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Daniella Vasconcellos, State University of Santa Catarina, Brazil
Guilherme Tomaselli Borchardt, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Gabriel R. Vaichulonis, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Luciana Bolan Frigo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Isabela Gasparini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brazil

Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes
Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brazil
Everton Bedin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Uma Abordagem de Descoberta de Conhecimento para Desvendar Causas da Evasão Escolar
Leonardo Marques, Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (UFERSA/UERN)), Brazil
Bruno Torres, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Carlos Alexandre Morais Silva, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Retenção e Evasão em Cursos de Engenharia: uso de tecnologia para proporcionar a Aprendizagem Social
Alberto Bastos do Canto Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Edson do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Enzo V. Z. Pietta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Laura G. Patricio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leandro Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Softwares Educativos para Apoiar a Alfabetização: Um Mapeamento Sistemático
Amanda Azevedo Martins, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Eduardo Freire, Universidade Federal da Paraiba, Brazil
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças, UFPB, Brazil

O Papel da Gamificação no Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas e na Aprendizagem de Estudantes Autistas
Fernanda Carvalho Caldas da Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brazil
Regina Celia Coelho, Federal University of São Paulo, Brazil
Carlos Marcelo Gurjão de Godoy, Universidade Federal de São Paulo, Brazil

Mineração de dados na descoberta das causas da retenção acadêmica: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Bruno Torres, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Leonardo Marques, Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (UFERSA/UERN)), Brazil
Carlos Alexandre Morais Silva, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Scratch nas Engenharias: Alunos desenvolvedores de experimentos para laboratório virtual
Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, UFRGS, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil
Patrícia F. da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Morgana Nuernberg Sartor Faraco, UFSC, Brazil

Gamificação como estratégia pedagógica para potencializar habilidades matemáticas para estudantes com Autismo: uma revisão sistemática da literatura
Lidiane Maciel Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brazil
Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil

Plataformas Web de Realidade Virtual: Possibilidades para a Educação
Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, UFRGS, Brazil
Luciana Sandrini Rocha, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Brazil
Aliane Loureiro Krassmann, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil

Aplicação da Análise de Sentimento para Avaliar Mensagens Significativas em um Ambiente Colaborativo: um estudo de caso no ambiente Collabora
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Jhonatan Konopp, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil

A variável visual seção plana e o GeoGebra 3D na atividade cognitiva de conversão entre representações semióticas das superfícies quádricas
Núbia Guimarães, UFRGS/IFRS, Brazil
Marcia Meneghetti, UFRGS, Brazil

Proposta de um modelo de produção de e-books interativos
Wilton Marinho, UCB, -- Select Country --
Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília - UCB, Brazil
Ana Paula Silva, Universidade Católica de Brasília, Brazil

Uma análise da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio ao estudo de Cálculo Diferencial e Integral I
Reury Rabynne Alves da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Natan de Assis Lima, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil

Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática: um relato sobre as percepções de estudantes de um curso de formação de professores
Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Mariana Almeida Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil
Brauner Gonçalves Coutinho, Universidade Estadual da Paraíba, Brazil

Jogos Educacionais Digitais e suas Relações com os Campos de Experiências da Educação Infantil
Lucineide Cruz Araujo, UFRN, Brazil
Charles Madeira, UFRN, Brazil

Modelo para Análise de Sentimentos no AVA: Um estudo de Caso
Marcio Aurelio dos S. Alencar, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
José Francisco Magalhães Netto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil

Prototipação de um aplicativo de u-learning voltado à aprendizagem significativa na educação em agroecologia
Fábio Cristiano, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão, Brazil
Helder Freitas, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Brazil
Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Gabriel Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Brazil
Gleison Emanuel, IF Sertão-PE Campus Petrolina, Brazil
Jorge Emanoel Oliveira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Brazil

O Uso de Laboratórios Virtuais por educandos com Deficiência Visual/ Cegos no Ensino de Ciências: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Ricardo Jacaúna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, -- Select Country --
Miriam Garcia Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

As inteligências múltiplas e as ferramentas educacionais desenvolvidas para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem de Lógica de Programação
Deborah Godoy Martins Corrêa, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO COM BASE EM ARQUITETURA PEDAGÓGICA E ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA INTERAÇÃO TANGÍVEL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Daiana Steyer, Universidade Feevale, Brazil
Ricardo Jacaúna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, -- Select Country --
Evandro Preuss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Renato Ventura Bayan Henriques, UFRGS, Brazil

The use of Tangential Learning With Games: A Systematic Mapping Study
Alfredo Lima Costa Junior, Universidade Federal do Pará, Brazil
Karen Sulliany Silva, Universidade Federal do Para, Brazil
Fabiola P. O. Araújo, Universidade Federal do Pará, Brazil

Uso de redes sociais para a disseminação de conhecimento educacional no ensino superior: uma pesquisa qualitativa
Graceline De Oliveira, University Federal of Santa Catarina, Brazil
João Bosco da Mota Alves, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Itinerário Formativo para o Desenvolvimento de Competências Digitais na Formação Continuada de Professores
Crisiany Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Charles Madeira, UFRN, Brazil

Analysis of unplugged tools used for the development of computational thinking in the teaching of algorithms: a review of the literature
Paulo Henrique Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia farroupilha, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Felipe Becker Nunes, Antonio Meneghetti Faculdade, Brazil
Fabrício Herpich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil

Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System
Paulo Henrique Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia farroupilha, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação a distância
Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília - UCB, Brazil
JOMARA R MORENO, Universidade Católica de Brasília - UCB, Brazil
Hercules A. Prado, Universidade Católica de Brasilia, Brazil
Ed P. Bezerra, UFPB, Brazil

A Pandemia da COVID-19 impactou o ENEM? Uma Análise Comparativa de Dados dos Anos de 2019 e 2020
Nelson Weber Neto, UFMA, Brazil
Raimundo de Castro Soares, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luciano R. Coutinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brazil
Ariel Soares Teles, Instituto Federal do Maranhão, Brazil

Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: relatos da aplicação de uma sequência didática gamificada sobre o conteúdo de Funções em um curso superior
I. J. H. GONÇALVES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brazil
Breno Fabrício T Azevedo, Instituto Federal Fluminense, Brazil
Sergio Rafael Cortes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brazil

ANÁLISE AUTOMÁTICA DE ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM O SCRATCH
Franciely Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco, -- Select Country --
Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Rafael Ferreira Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

World Prog: Um Jogo Sério Para Aprendizagem de Conceitos Básicos de Programação
Wallace Holanda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Jarbele Coutinho, Universidade Federal Rural do Semi Árido, Brazil

Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito
Magalí Teresinha Longhi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil