Componentes avançados e administração


Gerenciando os Serviços de Videoconferência

Como discutimos ao longo deste livro, o padrão H.323 define um terminal de videoconferência para fazer chamadas simples de vídeo ponto a ponto. O modelo acima apresenta uma visão do contexto em que uma chamada acontece enquanto ilustra também opções para comunicações adicionais relacionadas. As duas caixas à esquerda do modelo realmente se combinam para representar um terminal típico. O codec propriamente é formado de vários sub-componentes que administram o áudio, o vídeo e o conteúdo de dados da chamada e inclui também uma interface de rede de algum tipo para transportar os dados comprimidos para fora do terminal remetente até o terminal receptor. Os "elementos” de ambiente incluído dentro da primeira caixa são aqueles mais imediatos para o codec, dispositivos de entrada e saída específicos que servem como interfaces para o usuário final. Já que o terminal não opera em um vazio - seu propósito primário é o de habilitar a comunicação interativa em duas vias- alguma forma de transporte através da rede é o próximo elemento necessário, fornecendo um meio para se conectar a outros terminais. Isto aplica-se para terminais que estão relativamente próximos um do outro (entre prédios em um campus, por exemplo) ou muito longe (por exemplo, entre dois pesquisadores em lados opostos do globo.)

Até este ponto no Livro de Receitas, pouco foi dito sobre que outros serviços poderiam estar disponíveis para um terminal além de uma simples discagem ponto a ponto. A Caixa de Serviços mais à direita do modelo introduz o mais típicos deles. O padrão H.323 define três componentes adicionais de videoconferência que estendem ou melhoram o acesso ás funcionalidades da videoconferência: Os Gatekeepers (ou "servidores de chamadas" se considerados mais genericamente), os Gateways e os MCU (unidade de conferência multiponto). Além disso, middleware e os serviços de rede avançados estão evoluindo para fornecer H.323, como também outros aplicativos baseados em rede, um ambiente em rede de uso mais seguro e ainda mais fácil.

Alguma explicação sobre a necessidade de serviços de rede avançada e uma prévia de alguns serviços que estão emergindo são oferecidos como parte da seção Tecnologias Colaborativas Emergentes. Ambos os serviços de rede avançada e middleware afetarão, talvez drasticamente, como a videoconferência via IP pode e deveria ser implementada e como ela pode ser usada. Em edições futuras do Livro de Receitas, nós trataremos estes assuntos mais detalhadamente, mas os sábios profissionais de videoconferência (usuários finais e equipe de apoio) começarão a localizar desenvolvimentos nessas áreas assim que possível. Links para esforços significativos de desenvolvimento e ferramentas educacionais para "manter-se atualizado" em cada área são oferecidas nos apêndices.

Dentro da área de Serviços hoje, vários componentes já estão fornecendo funcionalidades estendidas, particularmente relacionadas a H.323 e, crescentemente, a SIP. Estes são os gatekeepers, gateways, o MCU e o middleware inicial para videoconferência. Como com outros muitos usuários de componentes baseados em rede, a compreensão e propriamente a administração destes dispositivos são críticas para seu uso bem sucedido. Cada componente é capaz de oferecer serviços de que são prontamente desenvolvidos (embora sua funcionalidade possa ainda estar evoluindo) e isto, quando combinado com as necessidades do usuário final, rapidamente se torna parte indispensável de uma oferta de serviço de vídeo ou voz baseado em IP. Nas seções abaixo, nós vemos com mais detalhe cada um destes componentes - o que eles planejam fazer, aspectos principais de sua funcionalidade atual e uma prévia de seu papel e de sua funcionalidade potencial no futuro. Em seguida, fornecemos alguns indicadores sobre como determinar as necessidades dos seus usuários, seguido por um exame de alguns assuntos essenciais envolvidos no desenvolvimento do H.323 ou serviço similar de videoconferência baseada em IP em um campus hoje.

   Gatekeepers

   MCUs
   Gateways

   Determinando as Necessidades do Seu Usuário