RENOTE-2022-2 - Artigos aceitos

Aceitação da adoção de Realidade Aumentada no ensino de Biologia
Vanderlan Feitosa de Macêdo, UFPI, Brazil
João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Deranor Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco, -- Select Country --
Rodrigo Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brazil
Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, gibran.vasconcelos@ifsertao-pe.edu.br, Brazil

PGE-UML: Uma Plataforma Web Gamificada para o Estudo da Unified Modeling Language
Felipe Augusto Feichas, Universidade Federal de Itajubã, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubã, Brazil

Avaliação da Usabilidade de Interfaces Gráficas para Distribuiçães Linux
Rafael Antunes Vieira, Universidade Federal de Itajubã, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubã, Brazil

Evasão em Moocs Mito ou Realidade?
Alberto Bastos do Canto Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Literature review on technologies and games that motivated people to practice physical activity during the pandemic
Nayara Sendacz, Universidade de São Paulo, Brazil
Seiji Isotani, Universidade de São Paulo, Brazil
Danielli Araãjo Lima, Instituto Federal do Triãngulo Mineiro (IFTM), Brazil

Aprendendo as Origens do "Mineirês" Através de um Jogo Digital Educacional
Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ronney Moreira de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Juliana Alves Inocãncio, IFSudeste MG - Cataguases, Brazil

Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para prevenção da Violência Sexual Infantil
Alexandre Mendonãa Fava, UDESC, Brazil
Carla D. M. Berkenbrock, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brazil
Adilson Vahldick, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Andre Felipe Fuck, UDESC, Brazil

Ergonomia da prãtica docente de planejamento didático: implicaçães para o design de ambientes colaborativos para mediação do trabalho cooperativo
Carlos Josã Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
rosane maria Alencar da Silva, UFPE, -- Select Country --
Aluisio Josã Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil

Especificação de Sistema de Recomendação Educacional de Incentivo as Interações em Plataforma Social de Aprendizagem
Aluisio Josã Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Tiago Thompsen Primo, Universidade Federal de Pelotas, Brazil

Uma abordagem para predição da Retenção Escolar em cursos ministrados de forma híbrida pelo mãtodo de Sala de Aula Invertida
Adriana Mara Guimarães de Farias, Universidade Federal Rural do Semi-ãrido, Brazil
Eduardo Galembeck, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Marcos E. Cintra, Universidade Federal do Espãrito Santos, Brazil

Uma Análise Sistemática sobre o Uso de Chatbots para Ensino de Computação no Brasil
Silvana M. Melo, UFGD, Brazil
Eloiziane Barbosa Pessoa, Universidade Federal da Grande Dourados, Brazil
Leo Natan Paschoal, University of São Paulo, Brazil

Desenvolvimento Curricular Baseado em Dados Factuais: uma Revisão Sistemática da Literatura
Clayton Brãs Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del-Rei, Brazil
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Fabiano Azevedo Dorãa, Universidade Federal de Uberlãndia, Brazil

Jogo Sério para Imersão no Desenvolvimento de Software Embarcado em Internet das Coisas no Contexto de Casas Inteligentes
Cleidiana Reis Santos, Universidade Federal de Itajubã - UNIFEI, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubã, Brazil

IFFARHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de Educação Física
Denis Pohlmann Gonãalves, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Aplicabilidade da microaprendizagem para dispositivos móveis
Danillo Rios, Federal University of Pernambuco, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Felipe Alves, UFPE, Brazil
Aluisio Josã Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil
Leandro Marques Queiros, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

Uma Arquitetura Pedagógica para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Contexto Interdisciplinar
Patrãcia M. Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Credinã Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

A gamificação como apoio no ensino de metodologia cientãfica: Um relato de experiãncia no domínio de ciências agrárias
Danilo Mercãs, Universidade Federal do Parã, Brazil
Armando M. Toda, Universidade de Durham, Brazil

Um Web App com elementos de u-learning e gamificação voltado ao contexto da pedagogia da alternância
Fãbio Cristiano, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão, Brazil
Helder Freitas, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Brazil
Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Marcio Rodrigues Diniz, IFSertãoPE, Algeria

Anãlise da carga cognitiva em atividades para introdução ao Arduino em aulas de Física
Paulo Josã Sena dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Josemar de Siqueira Vargas, Escola Estadual Bãsica Laãrcio Caldeira de Andrade, Brazil

O uso de applets do GeoGebra e as Abstrações Reflexionantes: um estudo sobre possíveis desdobramentos na sala de aula
Marcelo Antonio dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Jãssica Adriane de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil
Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas
Ana Beatriz Michels, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Angela de Moura Ferreira Danilevicz, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragãn, FACED/UFRGS, Brazil

Cybersêniors multiplicadores na EaD: construção de um material educacional digital
Tãssia Priscila Fagundes Grande, UFRGS, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Bruna Kin Slodkowski, UFRGS, Brazil
Carla Bueno Sigal, UFRGS, Brazil
Deyse C Frizzo Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Jozelina Silva da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Propondo uma Biblioteca Digital Móvel para o contexto de Saúde: Criação e Refinamento do Protótipos de Alta Fidelidade em um Projeto Real
João Davi Santos, Universidade Federal do Maranhão, -- Select Country --
Arthur Passos, UFMA, Brazil
Rayanne M. C. Silveira, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Alana Oliveira, UFMA, Brazil
Ana Emilia Oliveira, Federal University of Maranhão, Brazil
Mario Meireles Teixeira, UFMA, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ABORDANDO ASPECTOS ÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Carine G. Webber, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Diego Flores, Universidade de Caxias do Sul, Brazil

Pensamento Computacional e a Matemãtica no contexto da educação básica
William De Almeida silva , Marinalva de Almeida Silvia , -- Select Country --
Edilson Ferneda, Universidade Catãlica de Brasãlia - UCB, Brazil
Hercules A. Prado, Universidade Catãlica de Brasilia, Brazil
VALDIVINA FERREIRA, UCB, -- Select Country --

Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência
Sabrina Gonãalves, UFPB, Brazil
Marcos Ferreira, UFPB, Brazil
Ayla Dãbora Dantas de Souza Rebouãas, UFPB, Brazil
Matheus Barbosa de Oliveira, UFPE, Brazil
Emanoel Medeiros, Universidade Federal da Paraãba Campus IV, Brazil

Modelo pedagôgico para a construção de competências digitais docentes: foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
Nathalie Minuzi, universidade federal de santa maria, Brazil
Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Proposta de implementação da Computação Afetiva no Sistema Tutor Inteligente MAZK: conciliando emoções com o processo de aprendizagem
Natalia Maldaner, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Tatiana Nilson dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta
Leandro Marques Queiros, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Camila Dias, Federal University of Pernambuco, Brazil
Clarice Santos, Federal University of Pernambuco, Algeria
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Felipe Alves, UFPE, Brazil
Roberto Junior, Ministãrio da Educação, Algeria
Gabriel Moreira, Ministãrio da Educação, Algeria

O pensamento computacional sob o olhar da microgênese cognitiva
Muriel Lago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU, Brazil
Rosane Aragãn, UFRGS, Brazil