Ensino
de Computação e a BNCC: Experiência sobre uma Formação para Professores
da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Rogério Ferreira da Silva, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Carlos Roberto Beleti Junior, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Mayte Gouvea Coleto Bezerra, Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
ReciCaos: A Cooperative Digital Game for Studying Solid Waste Recycling
Diego Machado Germiniani, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Simone S. Borges, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Phyllipe Lima, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
|
Avaliação do Design de Jogo Sério VidAut: Impactos na Experiência do Jogador Autista
Alexandre Santos, Fatec Taquaritinga, Brazil
Daniela Gibertoni, Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, Brazil
|
Concepção de um catálogo de métodos HCD para o ensino de programação introdutória
Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Universidade de São Paulo, Brazil
Anderson S. Marcolino, Universidade Federal do Paraná, Brazil
William Simão de Deus, Universidade de São Paulo, Brazil
Gustavo Martins Nunes Avellar, ICMC-USP, Brazil
Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP, Brazil
|
Comunidade de Prática e Arte Computacional: Integração de Tecnologia
Lara Cristina Lara, IFTM - Campus Uberaba, -- Select Country --
André S. Lemos, IFTM, Brazil
|
Detetive
Max: O caso da Armadilha na Mansão - Escape Room Digital para o
Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Lucas Ziquinatti Piccini Nunes, Universidade Federal de Santa Maria, -- Select Country --
|
O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO ENSINO DE ESPANHOL: SUPERANDO BARREIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR
MAYARA Cristina Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
|
Generative AI in Education: A Study of Undergraduate Students Expectations of ChatGPT
Raul Benites Paradeda, State University of Rio Grande do Norte, Brazil
Daniel Teodolino Barbosa Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brazil
Adriana Takahashi, State University of Rio Grande do Norte, Brazil
|
Game Learning Analytics e Visualização de Dados: um Estudo em um Quiz Educacional
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Matheus Garcia Escobar, Federal University of Santa Maria (UFSM), Brazil
|
Predição de Desistência em Turmas de Programação Utilizando Sentimentos
Rodrigo Baessa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Carolina Bittencourt Wang, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Ricardo Jose Pfitscher, Federal University of Santa Catarina, Brazil
Benjamin Grando Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Tatiana Renata Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Luiz Camargo, Catolica SC, Brazil
|
Paths of Socially Shared Regulation of Learning Students in Online Mediated Activities
Aluisio José Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Tiago Thompsen Primo, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
|
Contribuições
da Peer Instruction na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino
Médio Brasileiro: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Jairo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brazil
Kleber Tavares Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brazil
|
Systematic Mapping of Computational Tools for Studying Human-Computer Interaction
Ivan Leoni Vilas Boas, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Luiz Olmes Carvalho, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Phyllipe Lima, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Simone S. Borges, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
|
Projetando um Sistema Web com Dashboards para Promover a Divulgação de Conhecimento e Resultados de Pesquisas na Educação
Francielle Rodrigues, UFMA, Brazil
Maria Paz, UFMA, Brazil
Ingrid Carvalho, UFMA - Universidade Federal do Maranhão, -- Select Country --
Sabryna Araujo, UFMA, Brazil
Alex Oliveira Barradas Filho, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Mikele Candida Sousa de SantAnna, UFMA, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
|
Competências Digitais de Docentes da UXXX: uma análise da área de Envolvimento Profissional
Gildasio Da Costa Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Arnaud Anderson Holanda de Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Apuena Vieira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Dennys Leite Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Maria Carmem Freire Diogenes Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Ione Rodrigues Diniz Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professora Permanente do Departamento de Geografia, -- Select Country --
|
LabQuins: Um Jogo 2D Simulador de Aulas Práticas em Laboratórios de Ciências/Química
Pedro Viana Pantoja Neto, Universidade Federal do Pará, Brazil
Bruno Veloso Dos Santos, Universidade Federal do Pará, Brazil
Carlos Maurício de Souza da Conceição, Universidade Federal do Pará, Brazil
Ricardo Arturo Guerra Fuentes, Universidade Federal do Pará, Panama
Joiner S. Sá, Universidade Federal do Pará, Brazil
Jasmine Araújo, UFPA, Brazil
Andreia Monic Viana dos Santos, UFPA, Brazil
Fabricio de Souza Farias, Federal University of Pará, Brazil
|
A identificação de alunos em risco de reprovação acadêmica através da Previsão Precoce: Um Mapeamento Sistemático
Rodrigo Miranda Feitosa, IFMA, Brazil
Luiz Aurelio Batista Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Brazil
Vinicius Ponte Machado, Universidade Federal do Piaui, Brazil
André Luis Silva Santos, Instituto Federal do Maranhão, Brazil
Andre Macedo Santana, UFPI, Brazil
|
Efeitos da introdução às plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado através de um Hiperdocumento
Marcelo Luiz Pereira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
José Valdeni De Lima, CINTED - UFRGS, Brazil
Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Gabriela Sanders da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
Laboratórios On-line na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura
José Pedro Schardosim Simão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Josiel Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brazil
Leticia Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Algeria
Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
TEA
- HelpBot Avaliação de um Assistente Pedagógico Conversacional no
Ensino de Matemática para Estudantes Autistas das Séries Finais do
Ensino Fundamental
Delma Assis dos Santos Barboza, Universidade Federal do Espírito Santo, -- Select Country --
Lucia Catabriga, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Davidson Cury, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
|
Realidade Virtual Imersiva e Meio Ambiente: Revisão Sistemática de Literatura dos anos de 2020 a 2024
Miriam Nunes, UFRGS, Brazil
Fabricio Herpich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Liane Tarouco, UFRGS, Brazil
|
O registro figural dinâmico e o desenvolvimento da visualização espacial
Matheus Lucca de Rocco, pós-graduando Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil
|
Ferramenta de Auxílio na Visualização e na Seleção de Disciplinas a serem Cursadas na Graduação
Leonardo Enne Mendes Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
|
Avaliação da Interação Criança-Robô na Aquisição de Vocabulário em Inglês na Educação Infantil
Matheus Manoel, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Roberta Dall Agnese da Costa, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas, Brazil
Carine G. Webber, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
|
Situações-problemas extensionistas e a Engenharia de Software: Um relato de experiência
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Maria I. S. Nascimento, Universidade Técnológica Federal do Paraná, Brazil
Vinícius Ribeiro, Universidade Técnológica Federal do Paraná, Brazil
Gabriel Sauter, Universidade Técnológica Federal do Paraná, Brazil
Amanda Vieira, UTFPR, -- Select Country --
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
|
Reconhecimento de Padrões na Educação em Computação: Uma Revisão Sistemática das Práticas no Brasil
Yasmin Hackbart, UFPel, Brazil
Simone André da Costa Cavalheiro, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Luciana Foss, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
|
Evaluating the Impact of a Graph Grammar-Based Activity for Introducing Automata Theory in K-12
Júlia Veiga da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Simone André da Costa Cavalheiro, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Luciana Foss, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
|
Integração de Tecnologias na Educação: um estudo com professores de Licenciatura em Computação com base no modelo SAMR
Andréa Pereira, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
Gamification and Inclusion: A Systematic Review on the Use of Gamified Technologies in Deaf Education
Franciely Moreira, IFTM, -- Select Country --
Cristiano Silveira Silva, IFTM, Brazil
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil
|
Processo
fundamentado em Test Driven Development (TDD) para criação de jogo
sério infantil: Um estudo de caso sobre a temática de cadeia produtiva
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Maria I. S. Nascimento, Universidade Técnológica Federal do Paraná, Brazil
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
|
Statistical Analysis of Socio-Emotional Skills and Performance of High School Students
Julierne Vidal, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Enyo Gonçalves, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Marcos A. de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Brazil
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE STORYTELLING COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA
Rosiane da Silva Sangali, UFES, Brazil
Maria Claudia S. Boeres, UFES, Brazil
Lucia Catabriga, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
|
Avaliação Prática das Metodologias Tradicional e Maker no Ensino da Robótica
Educacional em Escolas Públicas de Cachoeira do Sul/RS
Adriano Quilião de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil
Diogo Ribeiro Vargas, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
|
Plataformas Educacionais Digitais no Ensino de Matemática para Estudantes Autistas: Uma Revisão Sistemática
Andréia Yabushita, Universidade Federaal do Paraná, Brazil
William Junior Nascimento, Federal University of Parana, Brazil
Anderson S. Marcolino, Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
Aplicação
de Ciência de Dados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo
de caso na disciplina de Programação Orientada a Objetos
Marcos Vinicius Andrade Lima, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Mateus de Sousa Araujo, Universidade Federal do Ceará, -- Select Country --
|
Criar
e Compreender: Análise sobre a compreensão de significados matemáticos
no ambiente de programação a partir da criação de jogos
Luiza Lehmen Kerkhoff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil
|
Estudo do Coeficiente de Atrito entre a Borracha e o Concreto Polido usando Sensores e Placas de Arduino
Alvaro Barbosa de Luna Souza, IFMA, Brazil
Messias de Oliveira Sales, Instituto Federal do Maranhão, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
Frankyn Mourão, IFMA, Brazil
|
Uso de IAs Generativas na Avaliação Automatizada da Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Otavio Lube dos Santos, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Davidson Cury, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
|
ENSINO PELA PESQUISA: COMPREENSÕES E PRÁTICAS DOCENTES APOIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aline Rodrigues Vargas, UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
|
Quando
a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial:
Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de
Surdos
Paulo Vanderley Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
Amaury A. Castro Jr., Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil
Anderson Corrêa de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil
Shirley Vilhalva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
|
Predição de Alunos em Risco de Reprovação: uma Comparação do Impacto de Diferentes Técnicas de Amostragem
Júlio César da Silva Dantas, UFRN, Brazil
Eduardo Aranha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
|
Ferramenta de apoio à decisão para gestão educacional: uma abordagem com dados de avaliação institucional
Ytalo Ysmaicon Gomes, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Felipe Mendes, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Flávio Belizário da Silva Mota, Descubra Soluções em Decisões Estratégicas, Brazil
Melise Maria Veiga de Paula, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
|
Desenvolvendo
Jogos e Habilidades de Pensamento Computacional: Análise de uma
Abordagem Apoiada na Aprendizagem Baseada em Projetos
Daniel Teixeira Nipo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Cláudia Eduarda de Moura Ramos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Isaac Nunes, UFRPE, Brazil
Publio Oliveira, UFRPE, Brazil
Renan Tomazini, UFRPE, Brazil
Guilherme Duarte, UFRPE, Brazil
|
Desenvolvimento de Jogos para Ensino do pensamento computacional: Uma abordagem baseada em Projetos
Daniel Teixeira Nipo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Erikles Alves, UFRPE, Brazil
David Araújo, UFRPE, Brazil
Moacir Junior, UFRPE, Brazil
Deyvesson Teixeira, UFRPE, Brazil
|