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Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Organização Curricular

O curso é dirigido aos Professores - Gestores das Escolas Públicas de Educação Básica e a sua proposta pedagógica, assentada na relação teoria-prática, expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania. Busca favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar que concorram para a elevação qualitativa do padrão de escolaridade da educação básica. 

Esse processo de formação implica apropriação de meios, mecanismos e instrumentos que permitam intervenções mais satisfatórias, do ponto de vista pedagógico, no dia-a-dia escolar, a partir da compreensão dos condicionantes sociopolíticos e econômicos que permeiam a organização escolar. Com esse entendimento, o curso será estruturado em três eixos vinculados entre si:

- O direito à educação e a função social da escola básica.

- Políticas de educação e a gestão democrática da escola.

- Projeto Político-Pedagógico e Práticas Democráticas na Gestão Escolar.

Esses eixos estão consubstanciados em seis Salas Ambientes, além de um ambiente introdutório à Plataforma Moodle e ao curso de Especialização.

Sala I: Introdução ao Moodle e ao Curso (45hs).

Sala II: Fundamentos do Direito à Educação (60hs).

Sala III: Políticas e Gestão na Educação (60hs).

Sala IV: Planejamento e práticas de Gestão Escolar (60hs).

Sala V: Tópicos especiais (30hs).

Sala VI: Oficinas Tecnológicas (30hs).

Sala VII: Projeto Vivencial (120hs).

 

Avaliação da Aprendizagem

Considerando os pressupostos, os objetivos, a natureza e a dinamicidade da proposta pedagógica do Curso, as atividades desenvolvidas pelos cursistas serão acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos professores orientadores, especialistas, assistentes e coordenação. Essa equipe manter-se-á em constante interação, visando a troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas às dificuldades de cada componente curricular.