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Universidade Federal do Rio Grande do Sul


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Informações sobre o Curso

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, convida você para conhecer o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica.

Esse Programa surgiu da necessidade de se construir um acesso de formação de gestores escolares que contemple a concepção do direito à educação escolar e perceba a escola da perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.

Os dados mais recentes indicam que, no Brasil, do total de dirigentes escolates, 29,32% possuem apenas formação em nivel médio, sobretudo nos estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. É de 69,79% o percentual desses dirigentes com formação em nível superior, enquanto apenas 22,96% possuem curso de pós-graduação lato-sensu/especialização.

Considerando-se as diversidades que constituem a modalidade educacional em nosso país, a Educação à Distância (EAD) tem se apresentado como a modalidade que pode contribuir substantivamente para mudar o quadro de formação e solidificação dos profissionais da educação, e, nesse caso, específico dos dirigentes escolares.

 

Objetivo Geral do Programa

Formar gestores escolares das escolas públicas da Educação Básica em cursos de especialização e de atualização em Gestão Escolar, na perspectiva da gestão demogrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Objetivos Específicos

  • Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
  • Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.
  • Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.
  • Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas à luz dos princípios que regem a gestão democrática, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
  • Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão democrática, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.
  • Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.

 

Metas e Alcance

A meta estabelecida para as etapas deste programa é a formação de 4.000 cursistas nos 10 estados que fazeram parte do Projeto Piloto do Programa Escola de Gestores.

O curso será implementado , em etapas subsequentes, para 174.800 gestores escolares, no período de 2007 e 2010. Os estados que participam da primeira etapa são: Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grasso, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Tocantins.

A partir de 2007, o Programa será ampliado para os demais estados da federação.

 

Estrutura Operacional

É constituida por uma Coordenação Nacional do Programa e por um Grupo de Trabalho Interinstitucional de caráter consultivo, com representantes de diferentes entidades e instituições: UNDIME, CONSED, ANDIFES, ANPED, ANPAE, FORUMDIR e CNTE.

As IFES são as Agências Formadoras locais, responsáveis pela gestão do curso. A nível local um Grupo de Trabalho Interinstitucional

 

Duração do Curso

O curso de Especialização em Gestão Escolar terá duração de 400h/a .

Estratatégia de desenvolvimento do curso

O curso será desenvolvido mediante o uso de educação a distância, usando a Internet como meio de comunicação e integração entre os participantes, professores e para acesso ao material de apoio ao curso especialmente desenvolvido por uma equipe de especialistas.

Recomendamos assistir os vídeos comentando o uso da Internet na educação: