Etapas do desenvolvimento
Etapa |
Descrição das atividades do sub-grupo 1 |
Semestre
|
Inicial |
Final |
1 |
Definição do escopo e contexto do metaverso Gaia (cenas, demonstrações, funcionalidades etc...) com pesquisa e identificação do campo conceitual do desenvolvimento sustentável (conceitos e teoremas-em-ação) |
1 |
1 |
2 |
Definição dos objetivos educacionais e estratégias pedagógicas inerentes às atividades propostas no metaverso Gaia |
1 |
1 |
3 |
Produção de artefatos para o metaverso (imagens, cenários, objetos 3D) |
2 |
4 |
4 |
Projeto e implantação de um protótipo do metaverso Gaia |
2 |
3 |
5 |
Desenvolvimento de conteúdo educacional de apoio ao uso do metaverso |
2 |
5 |
6 |
Integração com recursos e serviços externos ao ambiente (agentes conversacionais, ambientes de colaboração entre outros) |
3 |
4 |
7 |
Utilizar o metaverso Gaia para promover a literacia ambiental |
3 |
6 |
8 |
Desenvolvimento de instrumentos para avaliar o resultado do uso do metaverso com base no modelo de aceitação de tecnologia. |
3 |
3 |
9 |
Utilização do instrumento de avaliação do metaverso Gaia pelos usuários |
4 |
6 |
10 |
Ampliar o protótipo desenvolvido para incorporar mais funcionalidades |
4 |
5 |
11 |
Avaliação do metaverso Gaia em função de sua potencialidade para atender os objetivos de promover a conscientização para o desenvolvimento sustentável. Será usado o modelo de aceitação de tecnologia usado em Suh e Ahn (2022) conforme referido na fundamentação teórica. |
4 |
6 |
12 |
Produção de artigos para submissão a periódicos e eventos |
2 |
6 |