Origem do ambiente Gaia
O ambiente Gaia representa uma evolução do trabalho de investigação do uso de Realidade Virtual na educação pelo Grupo de Pesquisa Laboratórios Virtuais na Educação. O grupo de pesquisa foi formalizado com tal no diretório do CNPq em 2020 mas as pesquisas já vinham sendo desenvolvidas desde 1999 com o projeto ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem que envolveu o desenvolvimento de um laboratório usando realidade virtual para estudar a produção de alimentos. Em 2014 teve início o projeto AVATAR - Aprendizagem Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto que teve como objetivo o desenvolvimento de ambientes para ensino de Ciências usando realidade virtual. Dele foi derivado o projeto AVAECIM - Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática que teve como objetivo desenvolver soluções para laboratórios virtuais voltados ao ensino de Ciências e Matemática em ambiente de Mobile Learning usando a ferramenta de autoria Scratch do MIT.
Figura 1: Ambiente ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem.
Figura 2: Laboratório do AVATAR
Figura 3 : AVAECIM: simulação de experimento em eletromagnetismo usando Scratch
. Uma relação de resultados, bem como de trabalhos e teses publicadas pode ser encontrado nas publicações do projeto.