A estratégia proposta
A implantação do ambiente Gaia envolverá o projeto e construção de um ambiente de realidade virtual usando a plataforma Cospaces edu.
A estratégia a ser usada será a de criar um mundo virtual espelhado na mundo real que permita aos estudantes realizar visitas virtuais a locais de interesse educacional para o conhecimento e compreensão do contexto da gestão do lixo com vistas a conscientização para a necessidade de promover ações que levem a melhor soluções para tratamento de lixo que minimizem o impacto deste processo no meio ambiente e na qualidade de vida. . Isso permite que os alunos explorem esses espaços de forma imersiva sem a necessidade de irem presencialmente aos locais onde os processos acontecem.
Busca-se ensejar uma imersão no metaverso criado com o máximo de realismo, acompanhada de complementação com recursos multimídia externos ao metaverso, tais como vídeos, agentes conversacionais que respondam a perguntas e curiosidade dos estudantes bem como ambientes para comunicação e colaboração entre os estudantes envolvidos em atividades de análise e reflexão sobre o que foi observado e vivenciado no ambiente virtual imersivo.
Serão usadas soluções que não demandem dispositivos de hardware tais como HMD (head mounted displays) pelo custo e impacto em termos de conforto no uso embora tais recursos possam ser utilizado opcionalmente. A solução preferencial possibilitará o acesso ao metaverso tanto a partir de computadores de mesa, notebooks e tables, usando navegadores web usuais, bem como o acesso a partir de celulares usando tanto navegadores web como aplicativos específicos.