5.2 Ferramentas Colaborativas
As ferramentas colaborativas são
softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de
cooperação, construção do conhecimento, inteligência
coletiva e atividades de
colaboração podem ser potencializadas.
O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de
chat, vídeo,
áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações.
Conforme a função e o objetivo, as ferramentas colaborativas podem se dividir em várias categorias. Abaixo, identificamos algumas, com exemplos:
Ferramentas de comunicação;
- Áudio e Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;
- Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
- Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ;
Ferramentas de escrita:
- Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;
- Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro branco (link para o glossário);
- Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho;
Ferramentas de grupos:
- Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
- Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.
- Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting.
- Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.
Ferramentas de escrita:
- Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog.
Ferramentas de compartilhamento de tela e
quadro branco:
- Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.
Ferramentas de grupos:
- Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
- Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.
Dentre essas ferramentas, se destacam-se o
Google Docs e o
Blogger. O Google Docs possibilita a construção coletiva de planilhas, apresentações e formulários. Ao permitir que os alunos editem simultaneamente um mesmo documento, o Google Docs torna-se uma ferramenta adequada para trabalhar no laboratório de informática.
O Blogger é uma ferramenta que permite a criação de Blogs, favorecendo a investigação e intervenção nos textos por meio de comentários. A criação de blogs, por parte dos alunos, pode proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar (síntese e análise crítica), publicar conteúdos (autoria), comunicar (interatividade) e aprender em rede (cooperação e colaboração).
A aplicação de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas permite que os alunos participem de processos de aprendizagem no qual a mediação do outro é fundamental, uma vez que possibilita o questionamento e a reflexão. Portanto, são aconselháveis em diversos momentos e adequadas a todas as disciplinas. .
Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com as com as ferramentas colaborativas.
Curiosidade A Wikipédia, criada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, é uma versão sucessora da Nupedia, Ao contrário da Wikipédia, a Nupedia não era um Wiki, mas uma enciclopédia online, na qual os autores deveriam ser especialistas em seus campos, e todos os artigos passavam por uma rígida correção, composta de sete etapas até a publicação final.
Você já leu Marc Prensky?![marc](imgs/voce_Ja_Leu/Marc Prensky.jpg)
Nossa cultura tem proporcionado infâncias globalizadas e em contato direto com o mundo. Nesse contexto, a criança tem acesso a outras formas de imaginar, sentir, pensar e construir sua realidade infantil. Educador, escritor e designer (link para o glossário) de games, Marc Prensky caracteriza essa geração de nativos digitais.
De acordo com o autor, os nativos digitais são crianças que nasceram em contato com a sociedade em rede e não conseguem imaginar o mundo antes da Web. Os cenários de socialização vividos por essas crianças são muito diferentes daqueles vividos pelos professores, os quais têm como desafio problematizar as relações entre essa infância e o mundo atual, globalizado.
Para saber mais:
ALMEIDA, Rubens Queiroz de. O ensino aprendizagem em tempos de internet. Acesso em: 03 jun. 2010.
FERREIRA, Luciana. Não se preocupe Mãe, estou aprendendo [resenha publicada na Revista Educação, Formação e Tecnologia]. Acesso em: 10 jun. 2010.
PRENSKY, Marc. Site oficial do autor [em inglês]. Acesso em: 10 jun. 2010.
Os sete jogos das pessoas altamente efetivas. Acesso em: 04 jun. 2010.Saiba mais
MACHADO, Ana C. T. A FERRAMENTA GOOGLE DOCS: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO.
MANTOVANI, Ana M. Weblogs na Educação: Construindo Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica.
GOMES, Mayra R. A FERRAMENTA WIKI UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.