Página Inicial > Módulo 5 > Ferramentas Colaborativas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aumentar fonte Diminuir fonte

 

5.2 Ferramentas Colaborativas
As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações.

Conforme a função e o objetivo, as ferramentas colaborativas podem se dividir em várias categorias. Abaixo, identificamos algumas, com exemplos:

Ferramentas de comunicação;
  • Áudio e Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;
  • Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
  • Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ;
Ferramentas de escrita:
  • Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;
  • Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro branco (link para o glossário);
  • Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho;
Ferramentas de grupos:
  • Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
  • Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.
  • Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting.
  • Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.
Ferramentas de escrita:
  • Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog.
Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro branco:
  • Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.
Ferramentas de grupos:
  • Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.
Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
  • Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.

Dentre essas ferramentas, se destacam-se o Google Docs e o Blogger. O Google Docs possibilita a construção coletiva de planilhas, apresentações e formulários. Ao permitir que os alunos editem simultaneamente um mesmo documento, o Google Docs torna-se uma ferramenta adequada para trabalhar no laboratório de informática.

O Blogger é uma ferramenta que permite a criação de Blogs, favorecendo a investigação e intervenção nos textos por meio de comentários. A criação de blogs, por parte dos alunos, pode proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar (síntese e análise crítica), publicar conteúdos (autoria), comunicar (interatividade) e aprender em rede (cooperação e colaboração).

A aplicação de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas permite que os alunos participem de processos de aprendizagem no qual a mediação do outro é fundamental, uma vez que possibilita o questionamento e a reflexão. Portanto, são aconselháveis em diversos momentos e adequadas a todas as disciplinas. .

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com as com as ferramentas colaborativas.


Curiosidade A Wikipédia, criada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, é uma versão sucessora da Nupedia, Ao contrário da Wikipédia, a Nupedia não era um Wiki, mas uma enciclopédia online, na qual os autores deveriam ser especialistas em seus campos, e todos os artigos passavam por uma rígida correção, composta de sete etapas até a publicação final.







Você já leu Marc Prensky?marcNossa cultura tem proporcionado infâncias globalizadas e em contato direto com o mundo. Nesse contexto, a criança tem acesso a outras formas de imaginar, sentir, pensar e construir sua realidade infantil. Educador, escritor e designer (link para o glossário) de games, Marc Prensky caracteriza essa geração de nativos digitais.
De acordo com o autor, os nativos digitais são crianças que nasceram em contato com a sociedade em rede e não conseguem imaginar o mundo antes da Web. Os cenários de socialização vividos por essas crianças são muito diferentes daqueles vividos pelos professores, os quais têm como desafio problematizar as relações entre essa infância e o mundo atual, globalizado.

Para saber mais:

ALMEIDA, Rubens Queiroz de. O ensino aprendizagem em tempos de internet. Acesso em: 03 jun. 2010.

FERREIRA, Luciana. Não se preocupe Mãe, estou aprendendo [resenha publicada na Revista Educação, Formação e Tecnologia]. Acesso em: 10 jun. 2010.

PRENSKY, Marc. Site oficial do autor [em inglês]. Acesso em: 10 jun. 2010.

Os sete jogos das pessoas altamente efetivas. Acesso em: 04 jun. 2010.Saiba mais

MACHADO, Ana C. T. A FERRAMENTA GOOGLE DOCS: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO.

MANTOVANI, Ana M. Weblogs na Educação: Construindo Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica.

GOMES, Mayra R. A FERRAMENTA WIKI UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.



















Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário