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5.4 Ferramentas Diversas
As ferramentas classificadas como diversas são aquelas que contemplam funcionalidades diferentes das relacionadas nas classificações anteriores (audiovisual, colaborativas e de construção de atividades) ou, ainda, que tenham algum destaque singular. Nesse sentido, encontram-se aqui as ferramentas de construção de mapas conceituais, de criação de revistas a partir de blogs, de linguagens de programação, entre outras.

São ferramentas, na maioria das vezes, bastante intuitivas, ou seja, apresentam recursos fáceis de usar.

Assim, tanto professores quanto alunos podem desenvolver conteúdos com agilidade. São exemplos destes recursos:
  • Dipity;
  • Cmaptools;
  • Xmind;
  • Xtimeline;
  • Lego Digital;
  • Projeto Classe;
  • Mix Book;
  • Tabbloid;
  • OpenZine.

Duas dessas ferramentas já estão sendo amplamente utilizadas em âmbito escolar: a Xtimeline e o Cmaptools. A Xtimeline permite a criação e partilha de timelines (linhas do tempo) sem limite de extensão e com inserção de imagens e comentários. Acrescenta-se ainda que as linhas do tempo criadas podem ser privadas, partilhadas globalmente ou para apenas um grupo restrito. O Cmaptools apresenta diversos recursos para a montagem de mapas conceituais, incluindo formas, linhas, cores e setas. Permite também a inserção de links e imagens, deixando o mapa interativo e a construção coletiva. 

A imaginação é o limite quando se trata dessas ferramentas de autoria, pois elas permitem inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas. Para usá-las, no entanto, é preciso explorar suas potencialidades e analisar se são adequadas ao conteúdo que se deseja trabalhar e ao objetivo que se pretende atingir.

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com as ferramentas diversas.

Curiosidade Você já parou para pensar na quantidade de ferramentas free que o universo da Web 2.0 disponibiliza?  Entre elas, encontramos as ferramentas de criação de linhas do tempo como Xtimeline, Dipity  e Wiseline. Essas ferramentas têm em comum a possibilidade de construção coletiva colaborativa/cooperativa. 







Você já leu Seymour Papert ?seymor Seymour Papert é um pesquisador sul-africano que desenvolveu a  primeira linguagem de programação voltada para crianças e adolescentes. Foi um dos pioneiros na aplicação da informática na educação, desenvolvendo a linguagem de programação LOGO em meados da década de 1980. Matemático, Papert é professor do Massachussets Institute of Technology (MIT). Para  o autor, o computador deve ser utilizado pelos professores como uma ferramenta a mais,  através da qual se tem a possibilidade de auxiliar no processo de construção de conhecimento por parte dos alunos. 
Papert cunhou o termo "construcionismo" como uma abordagem do Construtivismo. O termo se volta para os mecanismos da aprendizagem em ambientes virtuais, relacionando conceitos da epistemologia genética de Jean Piaget com as possibilidades pedagógicas do uso da informática na educação. .

Para saber mais:

CYSNEIROS, Paulo G. A máquina das crianças numa escola com/sem futuro. Acesso em: 16 jun. 2010.
FREIRE, Paulo; PAPERT, Seymour. O Futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produzido pela TV PUC São Paulo. Acesso em: 16 jun. 2010.
PAPERT, Seymour. Documentário Talkin Turtles da Rede BBC sobre Seymour Papert. Acesso em 16 jun. 2010.
SOUZA, Ana de Fátima. Entrevista com Seymour Papert: A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender. Artigo publicado na Revista Super Interessante. Acesso em: 16 jun. 2010.



















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