Página Inicial > Módulo 5 > Ferramentas de Construção de Atividades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aumentar fonte Diminuir fonte

 

5.3 Ferramentas de Construção de Atividades
As ferramentas de autoria para construção de atividades permitem criar uma variedade de exercícios interativos para serem usados isoladamente ou em pacotes. Elas são projetadas para facilitar o processo de construção, desenvolvimento e publicação, sem a exigência de entendimento de códigos HTML ou XML linguagem de programação. Podem ser utilizadas, portanto, tanto pelo professor quanto pelos alunos. Pesquisa e aplicabilidade são as palavras que permeiam a utilização dessas ferramentas.

Algumas das atividades que podem ser construídas com esses recursos são, entre outras: Enquetes, TutoriaisQuiz, Exercícios de múltipla escolha, Resposta curta, Frases misturadas, Palavras cruzadas e Correspondência.

Existe uma grande variedade de ferramentas de autoria de atividades, dentre as quais:
  • EXeLearning;
  • Hot potatoes;
  • Clic;
  • JClic;
  • Webquest;
  • Qedoc;
  • Daypo;
  • Zoomerang;
  • Surveymonkey.
Hot Potatoes e a Webquest ganham destaque no âmbito educacional por sua praticidade, facilidade de uso e possibilidades de aplicação. O Hot Potatoes é uma ferramenta que tem sido bastante divulgada na internet, e existem diversos tutoriais que explicam como produzir as atividades de exercício e prática. Seus recursos permitem a utilização de imagens, cores, além de exportar o material em página html. A  Webquest permite a criação de atividades sobre qualquer tema, mas seu foco está em estabelecer uma tarefa (desafio), a qual necessita de consulta em fontes de informação disponíveis na web para sua resolução; essas fontes são especialmente selecionadas pelo professor.

As ferramentas de autoria que permitem a construção de atividades são excelentes para aplicação em dois tipos de práticas pedagógicas: uma em que o professor é o autor e os alunos devem resolver as atividades propostas; e outra em que os alunos são os autores e devem a criar as atividades, para que sejam socializadas na turma e resolvidas por todos ou divididas nos grupos.

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com as ferramentas de construção de atividades.

Curiosidade A ferramenta eXelearning permite criar pacotes de atividades ou cursos online. O diferencial dessa ferramenta está no painel iDevices, que fornece uma maneira simples e estruturada de criação de conteúdo. O painel iDevices inclui uma variedade de elementos que auxiliam na estruturação das atividades e estratégias pedagógicas. 







Você já leu Rena Palloff e Keith Pratt ?renan e keite Os autores Rena Palloff e Keith Pratt oferecem uma visão geral acerca das questões fundamentais da aprendizagem online. Seus livros trazem guias práticos, importantes norteadores para o trabalho com alunos online.  Doutores em sistemas humanos e computacionais e professores do Institute Integral  Studies, Palloff e Pratt são também parceiros, desde 1994, na empresa Crosswords Consulting Group. Os autores vêm realizando pesquisas voltadas para a gestão de grupos eletrônicos, comunidades virtuais de aprendizagem, gerenciamento e supervisão da Educação à Distância. 
Para os autores, a educação continuada dos professores pode auxiliá-los a conhecer mais profundamente as ferramentas informáticas, o que possibilitaria trabalhar com as tecnologias de forma mais significativa em sala de aula. Outras questões trabalhadas pelos autores relacionam-se às interações do aluno virtual com as informações disponíveis na web e com as diferentes ferramentas. A fim de traçar um perfil do aluno online, Palloff e Pratt também pesquisam como os estudantes se organizam na formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

Para saber mais:

CLEMENTINO, Adriana. Comunicação e interação no ensino onlineAcesso em: 16 jun. 2010.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Acesso em: 16 jun. 2010. 
MUSSOI, Eunice; FLORES, Maria Eunice; P. BEHAR, Patricia. Comunidade Virtuais - Um espaço de aprendizagemAcesso em: 16 jun. 2010.
PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002
 O Aluno Virtual - Um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PINHEIRO, Ana. Um novo contexto para novas aprendizagens: as redes na construção de uma comunidade aprendente. Acesso em: 16 jun. 2010.























Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário