RENOTE-2023-1 - Artigos selecionados

Influência das Emoções na Aprendizagem com o Uso de Folhinhas de Atividades
Maristela Montanha, Federal University of Paraná, Brazil
Helena Macedo Reis, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Anderson S. Marcolino, Federal University of Paraná, Brazil

Objeto de aprendizagem sobre calendário de vacinação para pessoas vivendo com HIV/AIDS
Ceura Beatriz de Souza Cunha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brazil
Maria Eduarda Machado Silva, Univesidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brazil
Sílvio César Cazella, UFCSPA, Brazil
Márcia Rosa da Costa, UFCSPA, Brazil

Mineração de Dados para investigar o IDEB usando o Censo da Educação Básica e SAEB: um estudo de caso em Sergipe
Renê Pereira de Gusmão, Universidade Federal de Sergipe, Brazil
Mariana Farias, Universidade Federal de Sergipe, Brazil
Cleonides Gusmão, Universidade Federal da Paraíba, Brazil

Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Pensamento Computacional
Graziela Ferreira Guarda, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brazil
Sérgio Crespo C. S. Pinto, Universidade Federal Fluminense UFF, Brazil

Utilização da Mineração de Dados Educacionais na Educação Infantil
Gabriel Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Roberto Cunha, Universidade de Pernambuco, Brazil
Alexandre Magno Andrade Maciel, Universidade de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

Assessment as Learning in Metaverse: An Experience Report in a Post-Pandemic Blended Learning Scenario
Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ronney Moreira de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
Eduardo Gomes de Oliveira, Departamento de Ciência da Computação - Colégio Pedro II, Brazil

The use of educational robotics in the development of students' computational thinking and cognitive skills: a systematic literature review
Fernando Ferreira, IFTM Campus Campina Verde, Brazil
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil

Um mapeamento sistemático sobre pesquisas envolvendo a auto-eficácia em ambientes computacionais de aprendizagem
Kelis Estatiane de Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
Sandro J. Rigo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Jorge Barbosa, Unisinos, Brazil

Aprendizagem por investigação: aplicação de uma sequência didática online no ensino de biologia
Aline Coelho dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau, Brazil
Priscila Cadorin Nicolete, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

A multimodal approach to identifying a?ective states in Computational Thinking practices
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Anderson Silva Gusmão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Brazil
Rozelma Soares de França, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

The impact of COVID-19 on Brazilian teachers' perception of technology using Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
Fernando Henrique Lermen, UTP - Universidad Tecnologica de Peru, Brazil
Rodrigo Prestes Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
Giandra Volpato, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Brazil
Alex M. de Oliveira, Federal Institute of Education of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil, Brazil
Vera Lucia Milani Martins, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Brazil

Gamificação para o Engajamento, Motivação e Estado de Fluxo no Aprendizado de Libras
Eduardo Gomes de Oliveira, Departamento de Ciência da Computação - Colégio Pedro II, Brazil
Fernanda C Sabino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Leonardo S. Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Roberto Rufino Jr., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Rodrigo Pereira dos Santos, UNIRIO, Brazil

Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Educacional Híbrido para Apoiar o Ensino de Gerência de Projetos de Software
Giani Petri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil
Ewerton Rodrigues Barbosa, UFSM, Brazil

Um Survey sobre Fatores que Influenciam a Permanência e o Ingresso de Estudantes em Cursos de Sistemas de Informação
Pedro Henrique Dias Valle, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
Silvana M. Melo, UFGD, Brazil
Jorge Marques Prates, State University of Mato Grosso do Sul, Brazil

Tutores Inteligentes Voltados à Matemática: Um Mapeamento do Cenário Nacional
Alan Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Eduardo Aranha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil

Ensino e Aprendizagem de Instrumentos de Teclas: Contribuições da Sala de Aula Invertida
Cristiano Matos Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brazil
Suzana da Hora Macedo, IFFluminense / UNESA, Brazil
Marcelo Rauta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brazil

An overview of Game-based learning studies and their relationship to student engagement
Jairo Jose Ribeiro Toscano Brito Junior, Rural Federal University of Pernambuco, Brazil
Rodrigo Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brazil
Américo Amorim, Escribo Educação para o Aprendizado, Algeria

Mineração de Dados Educacionais aplicada a performance de estudantes: uma revisão sistemática da literatura
Messias Rafael Batista, Universidade de Pernambuco, Brazil
Roberta Andrade de Araújo Fagundes, Universidade de Pernambuco, Brazil

Mapeamento de Sinais em Libras para o Apoio ao Ensino de Engenharia de Software
Nildo Pereira da Silva Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brazil
Silvana M. Melo, UFGD, Brazil
Gabriele Cristine Rech, UEMS, Brazil
Jorge Marques Prates, State University of Mato Grosso do Sul, Brazil

Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio a tomada de decisão em instituições de ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura
Thieny de Cássio Lemes, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
Marina Oliveira de Souza Dias, Universidade Federal de São Paulo, Brazil

Um Mapeamento da Literatura sobre o uso de Metodologias Ativas na Contrução do Pensamento Computacional Paralelo
Josivaldo de Souza Araujo, Universidade Federal do Para, Brazil
Flávio Ramon A. de Souza, Universidade Federal do Para, Brazil
Marcos Rodrigo Saavedra, Federal University of Pará, Brazil

Indícios cognitivos, verificados utilizando medidas neurofisiológicas
Fabiana Santiago Sgobbi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil

Eficiência das metodologias de Problem Based Learning e Rotação por Estações em conjunto durante o ensino de Robótica
Lucielton Manoel, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Matheus dos Santos Leite, UFRPE, Brazil
Luiz Antônio de Oliveira de Melo, UFRPE, Brazil
Matheus José Bandeira de Mello Freitas, UFRPE, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

Detecção de Sentimentos e Emoções no Contexto Educacional: um Mapeamento Sistemático da Literatura
Josiane B. Ribeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brazil
Syanne Karoline Moreira Tavares, Universidade Federal do Pará, Brazil
Ramon N. Mendes, Universidade Federal do Pará, Brazil
Fabiola P. O. Araújo, Universidade Federal do Pará, Brazil

Challenges and opportunities for the use of Digital Information and Communication Technologies in education during the COVID-19 pandemic: an experience with active methodologies
Franciely Moreira, IFTM, -- Select Country --
Samara Ferreira, IFTM Campus Patrocinio, Brazil
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil

Storified Quizzes in the Classroom: A 12-week Study in User Experience and Artificial Intelligence Courses
Luiz Rodrigues, NEES - UFAL / UniSenai, Brazil
Paula Toledo Palomino, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
Armando M. Toda, Universidade de Durham, Brazil
Ana Carolina Tomé Klock, Tampere University, Finland

A systematic review of the use of BBC Micro:bit in K-12 Education
Graziela Ferreira Guarda, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brazil

Métodos e Aplicações de Learning Analytics no Ensino Corporativo: Uma Revisão Sistemática Literária
Pâmela Guimarães Costa, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
FLAVIA CRISTINA MARTINS QUEIROZ MARIANO Flávia Queiroz, UNIFESP, -- Select Country --

Avaliação de Usabilidade em Bibliotecas Digitais Móveis para Ensino de Saúde: Um Relato de Experiência
Arthur Passos, UFMA, Brazil
João Davi Santos, Universidade Federal do Maranhão, -- Select Country --
Rayanne M. C. Silveira, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Alana Oliveira, UFMA, Brazil
Mario Meireles Teixeira, UFMA, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
Kennedy Nunes, UFMA, Brazil

Revisão sistemática sobre painéis de visualização de dados educacionais
Tony Bignardi, UFRGS, Brazil
Gabriela Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Competências socioafetivas docentes: foco no uso de Materiais Educacionais digitais
Nathalie Minuzi, universidade federal de santa maria, Brazil
Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Magalí Teresinha Longhi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

BeatMaker: a computational system for foreign language pronunciation teaching based on speech prosody
Leônidas Silva Jr, State University of Paraíba, Brazil

Diretrizes de Acessibilidade para Surdos como apoio ao Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Digitais
Alan Naidon, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

O Que Impacta na Qualidade de Uso de Bibliotecas Digitais Móveis? Definição de Atributos de Qualidade à Partir da Literatura e Opinião dos Usuários
Gabriel Oliveira, UFMA, Brazil
Anderson Lopes, UFMA, Brazil
José Melo, UFMA, Brazil
Rui Serra, UFMA, Brazil
Arthur Passos, UFMA, Brazil
Kennedy Nunes, UFMA, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

Gênero e Pensamento Computacional, na educação básica: uma Revisão Sistemática da Literatura
Mychelline Souto, UFPE, Brazil
Giordano Cabral, UFPE, Brazil
Liliane Fonseca, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), -- Select Country --

Usability Guidelines for Children's Educational Mobile Applications
Bruna Raíssa Ferreira, Universidade de Sao Paulo, Brazil
Sandra Souza Rodrigues, University of São Paulo, Brazil
Patricia Augustin Jaques, UFPR, Brazil

Tecnologias Digitais e a tomada de decisão na contabilidade: a importância das metodologias ativas na aprendizagem
Liliane Maria Ramalho Castro Siqueira, Universidade Federal do Ceará-UFC, Brazil
José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Juliana Silva Arruda, Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brazil

Análise das Atividades Interativas de um Jogo Sério usando Aprendizagem de Máquina: Um Estudo para Pessoas com Deficiência Intelectual
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Luan Leme Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, -- Select Country --
Hellen Jaqueline Cordeiro Mizerski, ASSARTE, -- Select Country --
Ezequiel Gueiber, State University of Ponta Grossa, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
Guataçara Santos Junior, Universidade Tecnologia Federal do Paraná, Brazil

Challenge of Classes: Jogo não-digital para o Ensino de Engenharia de Software
Mauricio da Veiga de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brazil
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Mayara Leal Reis Fernandes, Universidade Federal Rural do Semiárido, Brazil

Um projeto de desenvolvimento de software em parceria com a indústria: um estudo de caso em Educação em Computação
Rafaela Melo, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Fernanda Pires, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil
Ramayana Menezes, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil
Rodrigo C. de Freitas, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil

O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional: análise dos processos cognitivos à luz da microgênese
Muriel Lago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil

Recursos digitais em pesquisas com e sobre crianças na primeira infância: uma revisão sistemática da literatura
Noélia Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
Sivaldo Joaquim, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas, Brazil

Um aplicativo web para monitoramento do estado Flow em aulas online
Walter Aoiama Nagai, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rui M. Lima, Universidade do Minho, Portugal
Diana Mesquita, Universidade do Minho, Portugal
Claudia Akemi Izeki, Universidade Federal de Itajubá, Brazil