Efeitos da radiação no corpo humano

Efeitos Biológicos da Radiação no Corpo Humano

Desde a descoberta da radiação mais de um século de pesquisa tem fornecido grande conhecimento sobre o assunto. Muito já se descobriu acerca dos mecanismos biológicos pelos quais a radiação pode afetar o corpo humano.

Sabe-se que a radiação pode produzir efeitos em nível celular, causando sua morte ou modificação, devido aos danos causados nas fitas do ácido desoxirribonucleico (DNA) em um cromossomo.

A radiação ionizante, como os raios-X e a radiação gama, pode ter efeitos biológicos significativos no corpo humano. Esses efeitos são causados pela capacidade da radiação de ionizar os átomos e moléculas do tecido vivo, o que pode levar a danos celulares e, em doses mais elevadas, à morte celular.

Quando o número de células afetadas ou até mesmo mortas for grande o suficiente, a radiação poderá resultar na disfunção e morte dos órgãos atingidos.

Outra influência da radiação sobre o DNA são os danos que não causam a morte celular. Esses tipos de dano são normalmente reparados por inteiro, mas caso isso não ocorra, a modificação resultante – conhecida como mutação celular – causará reflexo nas divisões celulares subsequentes.

É importante destacar que a sensibilidade dos tecidos à radiação varia. Alguns tecidos e órgãos são mais sensíveis à radiação, enquanto outros são mais resistentes. Além disso, a idade e a saúde geral da pessoa podem influenciar os efeitos da radiação no corpo humano.

As mutações induzidas pela radiação ionizante podem ter efeitos variados nas células e nos organismos. Algumas mutações podem ser corrigidas pelo próprio sistema de reparo do DNA das células, mas outras podem persistir e levar a problemas de saúde, como câncer ou defeitos congênitos em casos de exposição durante a gravidez.

Modos de exposição à radiaçãoFatores que afetam o impacto da radiação