Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. É um processo natural que ocorre em núcleos atômicos instáveis.
Primeiramente, precisamos entender a diferença entre radioatividade e radiação. Essas palavras, diferentemente do que muitos pensam, não são sinônimos!
A diferença entre radiação e radioatividade: A radiação é uma das formas que a energia pode ser transmitida. Já a radioatividade é um processo que ocorre no núcleo atômico e que tem como produto alguma forma de radiação.
Radiação é a transmissão de energia na forma de ondas ou de partículas.
A transmissão na forma de ondas é mais comum e costumamos chamá-la de radiação eletromagnética. Nesse tipo de radiação estão inclusas as ondas da luz visível, infravermelho, ultravioleta, ondas de rádio e etc, ou seja, todas as frequências do espectro eletromagnético.
Em uma extremidade do espectro eletromagnético estão as ondas de rádio, que têm comprimentos de onda bilhões de vezes maiores que os da luz visível. No outro extremo do espectro estão os raios gama, com comprimentos de onda bilhões de vezes menores que os da luz visível.
A frequência de ondas de rádio é de cerca de 108 Hz, enquanto a frequência dos raios gama é de cerca de 1020 Hz, que é bem maior.
Os comprimentos de onda das ondas de rádio variam de alguns milímetros (décimos de polegada) a centenas de quilômetros (centenas de milhas). A luz visível, para comparação, tem comprimentos de onda na faixa de 400 a 700 nanômetros, cerca de 5.000 vezes mais curtos que as ondas de rádio de menor comprimento de onda.
Os raios gama têm comprimentos de onda menores que 10-11 metros o que é bem menor do que as ondas de rádio.
As diferenças entre essas ondas estão apenas em suas frequências e comprimentos. Ondas de menor comprimento, e consequentemente de maior frequência, carregam mais energia.
Existe também a radiação de partículas, onde a energia é transportada na forma de partículas, que podem ser nêutrons, elétrons, prótons (elétrons de carga positiva) e até mesmo núcleos inteiros de hélio.
A radioatividade é o processo no qual núcleos atômicos instáveis emitem radiação na forma de ondas e/ou de partículas, com o objetivo de atingir a estabilidade.
Vale lembrar que a radiação pode ser liberada também pela eletrosfera, ou seja, fora do núcleo. No entanto, esse tipo de processo não é chamado de radioatividade! Um exemplo disso são os raios X. Eles são uma forma de radiação, mas não são emitidos pelo núcleo atômico, logo, não são produtos da radioatividade.
Observe nas simulações abaixo indicadas como ocorre a radiação nos átomos e o resultado deste processo em termos de perda de seu potencial radioativo (processo denominado decaimento).
Decaimento por radiação alfa
Decaimento por radiação beta