Avaliação da Aprendizagem e Instrução Utilizando Objetos de Aprendizagem
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Introdução | Avaliação | Como avaliar | Avaliação orientada | Abordagem avaliativa | Resumo

4.  Como avaliar objetos de aprendizagem?

Uma vez que as questões sobre a audiência e seus valores e critérios estejam definidas, a metodologia de avaliação é relativamente clara. O resto do capítulo examinará passos adicionais para serem seguidos na execução da avalição, baseados nas necessidades e valores particulares da audiência.

O que é avaliação?

Qual a idéia atual de avaliação? O que avaliação tem a ver com objetos de aprendizagem? O que é avaliação orientada pelo participante?

Qual a idéia atual de avaliação? Várias definições de avaliação têm emergido nos últimos anos (veja Worthen, Sanders, & Fitzpatrick, 1997, para um bom resumo), mas todas elas têm se reduzido de o que alguma coisa é ao que deveria ser, para facilitar o julgamento sobre o valor daquela coisa.

Reunir dados sobre o que tal coisa é constitui um grande desafio para a ciência. Isso envolve definição cuidadosa das dimensões na qual o objeto será descrito e, então, usar métodos que são dependentes e precisos para reunir e interpretar dados sobre o objeto. Por mais que essa tarefa pareça difícil, o grande desafio na avaliação é a necessidade da tarefa prévia de definir os valores ou dimensões na qual o objeto deveria ser descrito ou decidir “como deveria ser”.

Decidir “como deveria ser“ para um dado objeto envolve classificação de valores, critérios e padrões para vários pontos de vista. Como um objeto deveria ser ou o que deveria fazer é claramente uma questão de opinião que irá variar com as perspectivas de diferentes potenciais ou usuários atuais daquele objeto. Uma das primeiras grandes tarefas de avaliação envolve explorar valores alternativos e esclarecer qual será usado em uma determinada avaliação de um objeto.

O que avaliação tem a ver com objetos de aprendizagem? Como indicado em outro ponto desse livro, objetos de aprendizagem são definidos de diversas maneiras diferentes por diferentes usuários e outros com interesse em promover o seu uso. É necessário um corpo de especialistas para esclarecer o critério que deve ser usado para julgar a qualidade do objeto de aprendizagem. Basicamente, pessoal de várias áreas estão se preparando para avaliar os objetos de aprendizagem e estão realmente os avaliando no processo. Mas há os princípios associados com a avaliação formal que foi desenvolvida através dos anos, formando a base para toda essa atividade de avaliação. Esse capítulo irá expor alguns desses princípios e convidará aqueles que estão envolvidos ou que se envolverão no estabelecimento de padrões e no uso desses padrões para usar esses princípios de avaliação em seus esforços.