Avaliação da Aprendizagem e Instrução Utilizando Objetos de Aprendizagem
Voltar


Introdução | Avaliação | Como avaliar | Avaliação orientada | Abordagem avaliativa | Resumo

3.2 Avaliação da aprendizagem e instrução utilizando objetos de aprendizagem

David D. Williams

A avaliação é integral para cada aspecto do design de instrução com objetos de aprendizagem. A avaliação ajuda esclarecendo a audiência e seus valores, identificando necessidades, considerando maneiras alternativas para encontrar necessidades (incluindo a seleção entre vários objetos de aprendizagem), idealizando um design, desenvolvendo protótipos e unidades instrucionais verdadeiras com várias combinações de objetos de aprendizagem, implementando e distribuindo a instrução, gerenciando a experiência de aprendizagem e melhorando a própria avaliação.

A avaliação deve reunir todos os padrões associados com objetos, alunos, teorias instrucionais e outros valores dos interessados e estimar a qualidade da instrução em termos desses padrões para melhorar o instrutor de forma formativa (com a finalidade de desenvolvimento) e para avaliar seus valores adicionalmente (com finalidade de responsabilidades), assim como determinar graus de obediência aos padrões técnicos.

Esse capítulo resume as atuais teorias de avaliação relevantes e direcionamentos práticos para construir princípios de avaliação para todo o processo de design da instrução com objetos de aprendizagem por toda vida de qualquer unidade de instrução. Também enfatiza a necessidade de incluir avaliação como uma parte integral de qualquer processo de desenvolvimento através das seguintes perguntas vistas nas proximas páginas.