Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional
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Característica dos objetos de aprendizagem e definições de seus tipos

 

Tabela 1. Taxonomia preliminar dos Tipos de Objetos de Aprendizagem

 

Característica dos Objetos de Aprendizagem

 

Objetos de Aprendizagem Fundamentais

 

Objetos de Aprendizagem de Combinação Fechada

 

Objetos de Aprendizagem de Combinação aberta

 

Objetos de Aprendizagem Gerador de apresentação

 

Objetos de Aprendizagem Gerador de Instrução

Número de elementos combinados

Um

Poucos

Muitos

Poucos - Muitos

Poucos - Muitos

Tipos de objetos contidos

Único

Único, Combinação fechada

Todas

Único, Combinação fechada

Único, Combinação fechada, Gerador de apresentação

Componentes de objetos reutilizáveis

(Não aplicável)

Não

Sim

Sim / Não

Sim / Não

Funções comuns

 

Demonstração, exibição

Prática ou Instrução pré-desenvolvida

Prática e/ou Instrução pré-desenvolvida

Demonstração, exibição

Instrução gerada pelo computador e/ou prática

Dependência de objeto extra

Não

Não

Sim

Sim / Não

Sim

Tipo de lógica contida no objeto

(Não aplicável)

Nenhuma ou respostas baseadas em um gabarito.

Nenhuma ou instrução de domínio específico e estratégias de avaliação

Estratégias de domínio específico de apresentação

Apresentação independente de domínio, instrucional e estratégias de avaliação

Potencial para reutilização intercontextual

Alta

Média

Baixa

Alta

Alta

Potencial para reutilização

intracontextual

Baixa

Baixa

Média

Alta

Alta

     Característica dos objetos de aprendizagem . As características da Tabela 1 estão descritas abaixo.

  • Número de elementos combinados - Descreve o número de elementos individuais (como clipes de vídeo, imagens, etc.) combinados para formar o objeto de aprendizagem.
  • Tipo de objetos contidos - Descreve os tipos de objeto de aprendizagem que podem ser combinados para formar um novo objeto de aprendizagem.
  • Componentes de objetos reutilizáveis - Descreve se os objetos que constituem o objeto de aprendizagem podem ou não ser acessados e reusados individualmente em novos contextos de aprendizagem.
  • Função comum - Descreve a maneira na qual o tipo de objetos de aprendizagem é geralmente usado.
  • Dependência de objeto extra - Descreve se o objeto de aprendizagem necessita de informações (como local na rede) sobre outros objetos de aprendizagem.
  • Tipo de lógica contida no objeto - Descreve a função comum de algoritmos e procedimentos dentro do objeto de aprendizagem.
  • Potencial para reutilização intercontextual - Descreve o número de diferentes contextos de aprendizagem em que o objeto de aprendizagem poderia ser usado, isto é, o potencial do objeto para ser reutilizado em áreas de conteúdo ou domínios diferentes.
  • Potencial para reutilização intracontextual - Descreve o número de vezes que o objeto de aprendizagem poderia ser reutilizado dentro da mesma área de conteúdo ou domínio.

Aprendendo as definições de tipo de objeto . Os cinco tipos de objetos de aprendizagem foram exemplificados e suas características foram descritas. Enquanto que a criação de definições rígidas para estes tipos é um esforço contínuo, o pensamento atual do autor no que se relacionam as definições de cada tipo está descrita abaixo.

  • Fundamental - Um recurso digital individual que não se combina com qualquer outro, o objetos de aprendizagem fundamental é geralmente uma ajuda visual (ou outro) que serve para uma exibição ou função de exemplo (Wiley & Nelson, 1998).
  • Combinação fechada - Um número pequeno de recursos digitais combinados projetados na hora apropriada pelo criador do objeto de aprendizagem, cujos objetos de aprendizagem constituintes não são individualmente acessíveis para reutilização (recuperável) do objeto de aprendizagem de combinação fechada propriamente. Um clipe de vídeo exemplifica esta definição, como imagens paradas e uma faixa de áudio são combinadas até que se criem essas peças de componentes irrecuperáveis (ou, pelo menos difíceis de recuperar). O objeto de aprendizagem de combinação fechada pode conter lógica limitada (por exemplo, a habilidade de fazer respostas baseadas em um gabarito ) mas não deve conter uma lógica interna complexa (por exemplo, a capacidade avaliar inteligentemente um conjunto itens de um formulário ou tipos de casos) já que essa capacidade valiosa não seria reutilizável em outros objetos de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem de combinação fechada são geralmente para propósito único, isto é, eles fornecem instrução ou prática.
  • Combinação aberta - Um maior número de recursos digitais combinados por um computador em tempo real quando um pedido é feito para o objeto, onde os objetos de aprendizagem constituintes são diretamente acessíveis para reutilização (recuperável) do objeto de combinação aberta. Uma página da web exemplifica esta definição, sendo seus componentes imagens, video clips, texto e outras mídias existes em formato reutilizável e são combinada em um objetos de aprendizagem no momento do pedido. Os objetos de aprendizagem de combinação aberta freqüentemente combinam objetos fundamentais e objetos de combinação fechada relacionado a instrução e ao fornecimento da prática a fim de criar uma unidade instrucional completa.
  • Gerador de apresentação - Lógica e estrutura geradora para combinar ou gerador e combinar objetos de aprendizagem de nível mais baixo (Fundamental e tipos de Combinação Fechada). Os objetos de aprendizagem geradores de apresentação podem usar objetos acessíveis da rede e combiná-los ou gerar objetos (por exemplo, desenho) e combiná-los para criar apresentações para uso em referência, instrução, prática e testes (os objetos de aprendizagem geradores de apresentação devem ser capazes de passar mensagens para outros objetos com lógica de avaliação quando utilizados para prática ou testes). Enquanto os objetos de aprendizagem geradores de apresentação têm alto grau de reusabilidade intra-contextual (eles podem ser usados inúmeras vezes em contextos semelhantes), eles possuem grau relativamente baixo de reusabilidade inter-contextual (usados em domínios diferente daquele para que foram projetados).
Gerador de Instrução - Lógica e estrutura para combinar objetos de aprendizagem (Fundamental, tipos de Combinação Fechada e Gerador de Apresentação) e avaliar a interação do aluno com essas combinações, criadas para sustentar a exemplificação das estratégias instrucionais abstratas (como "lembre e apresente uma série de passos"). As camadas (shells) de transação da Teoria de Transação Instrucional de Merrill (Merrill, 1999) seriam classificadas como objetos de aprendizagem Geradores de Instrução. Os objetos de aprendizagem Geradores de Instrução possuem alto grau de reusabilidade intra-contextual e inter-contextual...