Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional
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Conectando os objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional

O tema principal deste capítulo tem sido que a teoria de projeto instrucional deve ser incorporada em qualquer implementação de objeto de aprendizagem que aspira facilitar a aprendizagem. A taxonomia dos tipos de objetos de aprendizagem apresentada neste capítulo é a teoria de projeto instrucional neutra, se fazendo compatível com praticamente qualquer teoria de projeto instrucional (a referência explícita da taxonomia a dependência e independência de domínio na apresentação, na instrução e na lógica de avaliação, que deve vir de algum lugar, a afasta de uma teoria instrucional agnóstica).

Wiley (2000) postulou e apresentou três componentes de uma implementação de objetos de aprendizagem bem sucedida: uma teoria de projeto instrucional, uma taxonomia de objetos de aprendizagem e "material de ligação prescribente" que conecte a teoria de projeto instrucional com a taxonomia, fornecendo indicação do tipo "para este tipo de meta de aprendizagem, use este tipo de aprender objeto." Além de fornecer um exemplo funcional deste processo, Wiley (2000) também apresentou diretrizes para os cinco tipos de objetos de aprendizagem.

Previamente, qualquer pessoa ou organização que quisesse empregar e distribuir objetos de aprendizagem em seu projeto instrucional precisava criar sua própria taxonomia de tipos de objetos de aprendizagem ou trabalham ad hoc , normalmente de maneira confusa. O desenvolvimento da taxonomia exige um esforço significativo acima e além do projeto e desenvolvimento instrucional normal, e é certamente uma das causas da atual pobreza das aplicações práticas institucionalmente fundadas dos objetos de aprendizagem. Porém, qualquer projetista instrucional pode potencialmente conectar a teoria de projeto instrucional de sua escolha com a teoria de taxonomia neutra apresentada neste capítulo através da criação do "material de ligação prescribente", um exercício consideravelmente mais simples do que a criação de uma nova taxonomia. É desejo do autor que o desenvolvimento da taxonomia de objetos de aprendizagem apresentada aqui (1) acelere a adoção da abordagem prática dos objetos de aprendizagem, (2) permita a aplicação simplificada de qualquer teoria de projeto instrucional com a abordagem dos objetos de aprendizagem e (3) forneça uma área de concordância para as pesquisas futuras da tecnologia instrucional chamada de "objetos de aprendizagem". A aplicação da abordagem do "material de ligação prescribente" e o exame detalhado da taxonomia ajudarão que ambos melhorem significativamente com o passar do tempo.