Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional
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Index| Definição de objeto de aprendizagem | Teoria de projeto instrucional | Ideia de objeto de aprendizagem | Objetos de aprendizagem pós-lego | O papel do desenvolvimento da taxonomia | Características e definições de OAs | Conectando OAs com a teoria do projeto educacional | Conclusão | Referências



O papel do desenvolvimento da taxonomia

A discussão das características dos objetos de aprendizagem, como seqüência, âmbito e estrutura, levam a se considerar que tipos diferentes de objetos de aprendizagem podem existir. Em outras palavras, os tipos de objetos de aprendizagem podem ser diferenciados significativamente? O desenvolvimento de Taxonomia acompanhou historicamente as teorias de projetos instrucionais (Bloom, 1956; Gagne, Briggs, e Aposta, 1992), e é recomendada por Richey (1986) e Nelson (1998) em sua abordagem do desenvolvimento das teorias de projeto instrucional. De acordo com o Richey (1986), o desenvolvimento de modelos conceituais como a taxonomia serve para "identificar e organizar as variáveis relevantes; definindo, explicando e descrevendo as relações entre as variáveis (pág. 26-27)".

Enquanto o objeto de categorização existe especificamente para as teorias de projeto instrucional em particular, como os conjuntos de processo, entidade e classificações de atividade de Merrill (Merrill, Li, e Jones, 1991), uma taxonomia geral de objetos de aprendizagem compatível com várias teorias de projetos instrucionais não existe. A falta de uma taxonomia tão ampla e significativamente aplicável dificulta a aplicação dos objetos de aprendizagem às teorias de projeto instrucional existentes, já que as práticas atuais têm criado teorias de taxonomia específicas para sustentar cada implementação (Merrill, Li, e Jones, 1991; L 'Allier, 1998), aumentando consideravelmente o tempo, os recursos e os esforços necessários para empregar objetos de aprendizagem. O resto deste capítulo apresentará uma taxonomia geral dos tipos de objetos de aprendizagem.

 

Uma taxonomia para os tipos de objetos de aprendizagem

Todos os objetos de aprendizagem possuem certas qualidades. É pela diferença de grau (maneira) que eles exibem estas qualidades que fazem com que um tipo de objeto de aprendizagem seja diferente de outro. A seguinte taxonomia diferencia os tipos de objetos de aprendizagem. Abaixo, estão cinco exemplos de objetos, seguido pela taxonomia, que explica suas diferenças e semelhanças.

  • Fundamental - Por exemplo, um JPEG de uma mão tocando um acorde no piano.
  • •  Combinação fechada - Por exemplo, um vídeo de uma mão tocando um acorde de arpejo em um piano com acompanhamento de áudio.

    •  Combinação aberta - Por exemplo, uma página da Web combinando dinamicamente o JPEG descrito acima e um arquivo QuickTime juntos com um material textual "se movendo de um lado para o outro".

    •  Gerador de apresentação - Por exemplo, um applet JAVA capaz de gerar graficamente um conjunto de pessoas, uma clave e notas e posicioná-las eles apropriadamente para apresentar um problema de identificação de acorde para o aluno.

    •  Gerador de instrução - Por exemplo, uma camada de transação instrucional de execução (Merrill, 1999), onde seja instruída e fornecida a prática para qualquer tipo de procedimento, por exemplo, o processo de raiz do acorde, qualidade e identificação de inversão.

    Distinguir entre os tipos de objetos de aprendizagem é um problema de identificar a maneira na qual o objeto a ser classificado é exibe certas características. Essas características são atributos críticos e são estáveis através de instâncias ambientalmente discrepantes (por exemplo, as propriedades permanecem as mesmas se ou não os objetos de aprendizagem residirem em uma biblioteca digital). A tabela 1 apresenta a taxonomia. O propósito da taxonomia é diferenciar tipos possíveis de objetos de aprendizagem disponíveis para uso em projetos instrucionais . Essa taxonomia não é completa já que ela inclui apenas tipos de objetos de aprendizagem que facilitam o alto nível de reutilização. Outros tipos de objetos de aprendizagem que impedem ou praticamente previnem a reutilização, (por exemplo, um livro digital inteiro criado em um formato que previne que qualquer tipo da mídia individual seja reusada fora do contexto do livro digital), tem sido intencionalmente excluídos. Finalmente, os valores das características da taxonomia (como alta, média e baixa) são vagos, já que a taxonomia é destinada a facilitar a comparação inter-objetos, e não de fornecer medidas independentes para classificar objetos de aprendizagem fora o contexto (como tamanho do arquivo em kilobytes). A Tabela 1 é seguida por uma discussão mais profunda de cada uma das características dos objetos de aprendizagem e uma discussão dos próprios tipos de objetos de aprendizagem.