Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional
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Interesse na ideia de objetos de aprendizagem

Mesmo sem um forte comprometimento com os princípios instrucionais por parte do corpo de padrões, houve um investimento considerável na idéia de objetos de aprendizagem. O Projeto IMS, que desenvolve e promove complacência com especificações técnicas para aprendizagem on-line, era até recentemente subsidiada por sociedades. O nível mais alto de participação, o "Membro Contribuinte," estava associado a uma taxa anual de $ 50.000, retroativo para o inicio do projeto. Mais de 30 vendedores de equipamentos, universidades e outras organizações pertenciam a este programa (IMS, 2000b) cuja lista de associados mostrava os maiorais no desenvolvimento de software e organizações de alto escalão: Microsoft, Oracle, Sun, Macromedia, Apple, IBM, UNISYS, o Departamento de Defesa Americano, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a Universidade do Estado de Califórnia, International Thompson Publishing e o Serviço de Teste Educacional, para citar alguns. O próximo nível abaixo da sociedade, a "Rede de Desenvolvedores," tem mais de 200 membros, sendo a maior parte universidades.

Adicionalmente, um relatório lançado pela firma de investimento bancário W. R. Hambrect contém mais do que as previsões comuns para o futuro da aprendizagem on-line, por exemplo, que o mercado da aprendizagem on-line alcançará $11.5 billon em 2003 (Urdan & Weggen, 2000). Como comprovado no relatório, até corretores estão falando sobre objetos de aprendizagem e estão encorajando investidores para ter certeza que as companhias de e-Learning que eles comprem se apóiam na tecnologia:

Os ciclos de desenvolvimento [dos conteúdos de aprendizagem on-line] estão previstos para encurtarem os 20% de cada ano para duas ou três semanas em 2004. Este imperativo criará mais projetos baseados em modelos e menos gráficos personalizados. Os objetos de aprendizagem serão criados em pedaços pequenos e formatos reutilizáveis. Como conseqüência, a indústria se tornará mais eficiente e mais competitiva. Nós sabemos que a migração para padrões definidos e abertos é crucial para a adoção contínua e bem sucedida do e-Learning, especialmente quando essa transição vai além dos primeiros que o adotaram para a fase de crescimento rápido do mercado. As ferramentas de autoria necessitarão operar através de plataformas diferentes e se comunicar com outras ferramentas usadas para construir sistemas de aprendizagem. O conteúdo e o courseware devem ser reutilizáveis, interoperáveis e fáceis de manejar em muitos níveis de complexidade diferentes em todo o ambiente instrucional on-line. O empreendimento dos sistemas de aprendizagem têm que acomodar numeroso e vários requisitos, necessidades e objetivos dos alunos. Os clientes corporativos precisam poder localizar facilmente o conteúdo criado pelos diversos provedores de conteúdo através de um sistema de gerenciamento de treinamento e procurar pelos vastos catálogos de conteúdos locais ou distribuídos para identificar objetos de aprendizagem ou módulos de um tópico em particular. A corrida por padrões de tecnologia de educação está acontecendo (Urdan & Weggen, 2000, p.16).

Se o paradigma dos objetos de aprendizagem está ou não baseado na melhor teoria instrucional atualmente disponível, pode haver uma pequena dúvida se os Estados Unidos e o mundo (a coalizão do ARIADNE tem uma lista semelhante de membros europeus) serão inundados por objetos de aprendizagem baseadas em ferramentas. A Microsoft já lançou um conjunto de ferramentas que afirma ser "a primeira aplicação comercial de trabalho a ser entregue pelo Projeto de Sistema de Gerenciamento Instrucional (IMS)" (Microsoft, 2000). O reconhecimento, a adoção e o potencial para futuro suporte da idéia de objetos de aprendizagem é significante, e inclui alguns dos grandes players em software, ensino superior e até mesmo investimentos. Os objetos de aprendizagem parecem estar dispostos a se tornar a tecnologia instrucional de aprendizagem on-line. Porém, os padrões técnicos e os riscos de capital não são suficiente para promover a aprendizagem. Para promover a aprendizagem, uso da tecnologia devia ser guiado pelos princípios instrucionais.