Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional
Voltar


Index| Definição de objeto de aprendizagem | Teoria de projeto instrucional | Ideia de objeto de aprendizagem | Objetos de aprendizagem pós-lego | O papel do desenvolvimento da taxonomia | Características e definições de OAs | Conectando OAs com a teoria do projeto educacional | Conclusão | Referências


Conectando objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional:

Uma definição, uma metáfora, e uma taxonomia

 

David A. Wiley , II - Universidade do Estado de Utah
Digital Learning Environments Research Group
The Edumetrics Institute - Emma Eccles Jones Education 227
Logan , UT 84322-2830
(435) 797-7562 - dw2@opencontent.org

 

O propósito deste capítulo é introduzir um conceito de tecnologia instrucional comumente conhecido como "objeto de aprendizagem." Primeiro, uma revisão da literatura será apresentada como base para uma definição operacional do termo "objeto de aprendizagem." Uma breve discussão da teoria do projeto instrucional será seguida por uma tentativa de conectar a abordagem dos objetos de aprendizagem com a teoria de projeto instrucional existente, e a falta generalizada de tais esforços conetivos será contrastada com a atividade financeira e técnica gerada pela noção de objetos de aprendizagem. A metáfora do LEGO, freqüentemente usada para descrever objetos de aprendizagem, será criticamente examinada e uma metáfora sucessora será indicada. Uma taxonomia de tipos de objetos de aprendizagem será apresentada como uma fundamentação para a pesquisa continuada em objetos de aprendizagem e teorias de projeto instrucional relacionado. Finalmente, a conexão da teoria de projeto instrucional com a taxonomia será demonstrada e os benefícios desta abordagem serão brevemente expostos. Esta introdução deve prover o leitor com um contexto para interpretar os capítulos restantes deste livro.