A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
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Adaptatividade

Atkinson e Wilson confiaram na rápida taxa de crescimento (antes de 1969) da CAI ( Computer assisted instruction – Instrução assistida pelo computador, em português) em parte “ao potencial rico e intrigante da instrução assistida pelo computador, que responde, hoje, a maior necessidade da educação – a individualização da instrução”. Eles distinguiram a CAI que é adaptativa daquela que não é, atribuindo essa diferença “a estratégia de resposta sensível”. Suppes (1969) prevê “um tipo de instrução individualizada, possível apenas para alguns membros da aristocracia”, que pode ser “disponibilizada para todos os alunos, em todos os níveis de habilidade” (p. 41). Esse argumento duradouro está sendo utilizado atualmente para promover padrões de objetos instrucionais (Graves, 1994).

Suppes (1969) descreve como os computadores irão “livrar os alunos do trabalho penoso de fazer exatamente tarefas similares, não-ajustadas e não-conectadas as suas necessidades individuais” (p. 47). Stolurow (1969), descrevendo modelos de ensino, explica:

... deve ser cibernético ou sensível a resposta, senão for adaptável. Um modelo para instrução adaptativa ou personalizada especifica um conjunto de regras dependentes de respostas para serem usadas pelo professor ou sistema de professor, na decisão sobre a natureza dos eventos subseqüentes a serem usados no ensino de um aluno (p. 69-70).

Ele introduz um modelo instrucional “ideográfico” que planeja “possibilidades” ao invés de planos para um caminho específico: “nós precisamos de uma maneira para descrever as alternativas e precisamos identificar variáveis úteis” (p. 78). Stolurow faz distinção entre “ramificação e contingência ou organização de respostas produzidas (de instrução) (p. 79). Essa e muitas outras coisas que poderiam ser citadas do volume de Atkinson e Wilson deixam claro que a adaptatividade era um objetivo desde o início da instrução baseada no computador. Incidentalmente, essa e outras afirmações do livro tornam clara que a CAI não foi prevista por esses pioneiros como um simples programa de instrução computacional.