A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
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A natureza e origem dos objetos instrucionais

Andrew S. Gibbons/Jon Nelson

Utah State University - Robert Richards - Idaho National Engineering and Environmental Laboratory

Introdução

Esse capítulo examina a natureza e origem de uma idéia que nós designamos de objeto instrucional . Ao invés de ser um objeto único definível, é uma idéia tecnológica emergente, complexa e multifacetada – uma peça de um quebra-cabeça tecnológico muito maior. O contorno geral das peças do quebra-cabeça está sendo moldado simultaneamente em várias disciplinas das quais as práticas da tecnologia instrucional são derivadas – ciência da computação, tecnologia de informação, sistemas de ensino inteligente e psicologia instrucional. A terminologia usada para descrever essa nova idéia reflete a sua múltipla origem, suas motivações variadas e sua renovação. Na literatura, o que nós vamos chamar de “objeto instrucional” é também chamado de “objeto educacional”, “objeto de aprendizagem”, “objeto de conhecimento”, “objeto inteligente” e “objeto de dados”. O nosso trabalho é fortemente influenciado pelo trabalho de Spohrer e seus associados sobre economia dos objetos educacionais (Spohrer, Sumner & Shum, 1998).

Muita coisa tem sido escrita sobre objetos instrucionais, mas pouco sobre como os objetos se originam. Esse capítulo examina os objetos instrucionais no contexto de um espaço complexo de desenvolvimento instrucional. Nós propomos as dimensões desse espaço para usá-las como pano de fundo para relatar conjuntamente as múltiplas definições de objeto instrucional. Nós tentamos, então, situar essa nova idéia dentro do contexto do desenvolvimento de atividades que se diferem da visão do processo tradicional de desenvolvimento. Nós terminamos descrevendo um procedimento criterioso e metodológico para geração de objetos.

Como os objetos instrucionais continuam a estabelecer definições e proporções e como o trabalho em muitas áreas se converge, nós acreditamos que os objetos instrucionais irão se tornar de alguma forma um fator de crescimento e proliferação da instrução baseada em computador e no desempenho do suporte tecnológico.

Esse capítulo descreve a pesquisa sobre o processo do projeto instrucional realizada sob a proteção do Human-System Simulations Center no Idaho National Environmental and Engineering Laboratory (Departamento de Energia).