A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
Voltar


Introdução | Análise e os objetos instrucionais | Padrões e tecnologia CBI | A natureza dos objetos instrucionais | Questões básicas | Adaptatividade | Generalidade | Escalabilidade | A estrutura do espaço de design tecnológico | Dimensões do espaço de planejamento | Planejamento | Referências

Questões Básicas

Para começarmos, é essencial tocar brevemente em duas questões relacionadas ao planejamento e desenvolvimento de instrução baseada em tecnologia:

  • As metas da instrução computadorizada: adaptatividade, generalidade e escalabilidade.
  • A estrutura do espaço de planejamento tecnológico.

 

As metas da instrução computadorizada:

adaptatividade, generalidade e escalabilidade

 

Desde o início da instrução baseada no computador como uma tecnologia, o objetivo era criar instrução que fosse: (1) adaptativa ao indivíduo, (2) generalizável, ao invés de pré-composta e (3) escalável para níveis de produção industrial sem aumentar o custo proporcionalmente.

Essas idéias estão claramente afirmadas no Computer-Assisted Instruction: A Book of Readings (1969a), um volume inovador de muitas maneiras e ainda bem editado por Atkinson e Wilson. Virtualmente, todos os capítulos selecionados para o livro construíram os temas: adaptatividade, generalidade e escalabilidade.